COMPARTILHAR

O prefeito de Itaúna, Neider Moreira, participou na manhã desta segunda-feira, 09 de janeiro, em Divinópolis, da eleição da diretoria do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste, CIS-URG OESTE, que vai gerenciar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A adesão do Município à regionalização do SAMU foi proposta em 2013 e aprovada pela Câmara na legislatura passada. Pelo acordo, mais de 50 cidades dividem os custos de operacionalização da rede de atendimento.

 

 

O prefeito reeleito da cidade de Luz, Ailton Duarte, é o presidente do CIS-URG. A convocação para a eleição dos novos membros foi publicada em 23 de dezembro de 2016 e apenas uma chapa foi inscrita. Neider questionou as especifidades do edital quanto aos prazos estabelecidos para formalização dos registros de candidatura, uma vez que não houve tempo hábil para os novos prefeitos se inscreverem. “Chama a atenção o fato de os grandes municípios, como Itaúna, Divinópolis, Pará de Minas, Nova Serrana e Formiga, não serem contemplados na nova diretoria. Com isso, grande parte da população atendida pela rede ficou sem representação direta no Consórcio”, avaliou o prefeito.

 

 

Neider ressaltou que os custos do SAMU Regional são divididos entre os municípios conforme o número de habitantes, ou seja, com 93 mil moradores, Itaúna está entre as cidades que mais geram recursos para o Consórcio. “A escolha da nova diretoria não promove, de fato, o entendimento do conjunto dos municípios, visto que muitos deles ficaram excluídos, sem oportunidade de concorrer e participar efetivamente da tomada de decisões”, completou.

 

 

O prefeito de Itaúna foi aplaudido e teve a opinião reforçada por outros gestores. O Chefe do Executivo de Nova Serrana defendeu a pluralidade na representação dos municípios, com espaço para as cidades de maior porte, que mais contribuem para o custeio do sistema. Euzébio Lago também destacou a necessidade de mudança no estatuto para a convocação das eleições. Hoje, realizado a cada dois anos, entre os meses de dezembro e janeiro, o pleito não dá oportunidade aos novos prefeitos de se inteirarem sobre os trâmites para composição de chapa. Outros gestores presentes também sugeriram que as próximas eleições sejam realizadas a partir de fevereiro.

 

 

Também participaram do encontro o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, a secretária-adjunta, Vanésia Bernardes, e a gerente de Saúde, Juliana Capanema.

 

 

Confira como ficou a nova diretoria do CIS-URG para o biênio 2017/2018

 
Conselho Deliberativo

 

Presidente: Ailton Duarte (Prefeito do Município de Luz)

 

1º Vice-Presidente: Fernando José Castro Cabral (Prefeito do Município de Bom Despacho)

 

2º Vice-Presidente: José Rodrigues Barroso de Araújo (Prefeito do Município de Cláudio)

 

1º Secretário: Bruno Lamounier Furtado (Prefeito do Município de Camacho)

 

2º Secretário: Ailton Costa Faria (Prefeito do Município de Pimenta)

 

Conselheiros: Marco Aurélio Rabelo (Prefeito do Município de Pains); Vandeir Paulino da Silva (Prefeito do Município de São José da Varginha); Geraldo Donizete de Lima (Prefeito do Município de Itaguara); Aleiris Soares Viana (Prefeito do Município de Santana do Jacaré); Belarmino Luciano Leite (Prefeito do Município de São Sebastião do Oeste). CANDIDATOS: CONSELHO FISCAL Presidente: Edson de Souza Vilela (Prefeito do Município de Carmo do Cajuru) Vice-Presidente: Marcilio Valadares (Prefeito do Município de Pitangui) Secretário: Francisco Martins Ribeiro (Prefeito do Município de Medeiros) Conselheiros: Matarazo José da Silva (Prefeito do Município de Itatiaiuçu); Antônio José Almeida de Souza (Prefeito do Município de Araújos); Hugo Geraldo Lopes (Prefeito do Município de Estrela do Indaiá).

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.