COMPARTILHAR

Equipe multidisciplinar ajuda pacientes a abandonar o vício, além de promover o fortalecimento de vínculos

 

 

O acolhimento e assistência às pessoas que querem ajuda para deixar o vício é realidade em Itaúna. O município conta com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas – CAPS AD – que presta atendimento aos dependentes químicos, por meio de equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, terapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psiquiatras. O CAPS AD é mantido pela Secretaria Municipal de Saúde e a metodologia utilizada visa a substituição do tratamento em hospitais e clínicas psiquiátricas, com uma abordagem mais direta aos problemas enfrentados pelos pacientes, que dessa forma, podem contar com o apoio efetivo dos familiares.

 
A unidade oferece oficinas de artesanato e cultivo de horta, sendo que parte da produção é vendida e a renda aplicada na compra de materiais para a manutenção dos trabalhos manuais. Os assistidos participam também de rodas de música e de conversas com a presença de parentes. Eles também têm acesso a cortes de cabelo e outros serviços de beleza, como forma de elevar a autoestima, além de incentivo à prática de atividades físicas, com a formação de grupos de caminhadas.

 
Na quinta-feira, 19 de janeiro, os pacientes estiveram na Gruta de Nossa Senhora de Itaúna, no bairro de Lourdes, cumprindo o cronograma de visitas aos pontos turísticos da cidade, proposto pelo próprio grupo. Cerca de 20 pessoas foram ao Santuário, acompanhadas por membros da equipe. Nos últimos dias eles também trabalharam na restauração de cadeiras, utilizando a técnica do fuxico.

 
As entidades assistenciais e comunidades terapêuticas da cidade são parceiras e várias vezes são responsáveis pelo encaminhamento dos dependentes químicos à unidade. No entanto, muitos deles também procuram diretamente o serviço, que funciona por demanda, sem limitação de número de vagas.

 
O CAPS AD funciona na rua das Palmeiras, n.º 500, bairro São Geraldo. Para mais informações está disponível o telefone 3242.4342.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.