COMPARTILHAR

Prefeito Neider Moreira participa da solenidade ao lado do governador Fernando Pimentel, em Divinópolis

 

 

O prefeito Neider Moreira recebeu o governador Fernando Pimentel, ao lado de representantes de outras cidades da região, em Divinópolis, nesta quarta-feira, 22 de fevereiro. A visita do chefe do Poder Executivo de Minas Gerais foi marcada pela assinatura do termo de liberação de R$ 3,3 milhões para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU Regional. Itaúna integra o sistema, que vai atender 54 municípios.

 

 
O ato, assinado por Fernando Pimentel, define como prioridade o investimento na instalação do SAMU, por meio da Secretaria de Estado de Saúde – SES, em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste – CIS-URG, do qual fazem parte, as microrregiões de Itaúna, Bom Despacho, Divinópolis, Santo Antônio do Monte, Formiga, Pará de Minas, Santo Antônio do Amparo e Campo Belo.

 
A perspectiva apresentada pelo governador é de que a rede comece a funcionar dentro de 30 dias. A central de regulação funcionará em Divinópolis e já está pronta. Os demais municípios contarão com bases de atendimento. As equipes foram treinadas e as ambulâncias entregues, sendo que há ainda a previsão de chegada de novos veículos. Segundo Pimentel, o Estado decidiu colocar em funcionamento o sistema mesmo sem a contrapartida da União e sem o credenciamento junto ao Ministério da Saúde porque a população das cidades que integram o consórcio não pode esperar mais tempo. O SAMU Oeste vai garantir atendimento de 1,26 milhão de habitantes.

 

 

Base de Itaúna terá Unidades de Suporte Básico e Avançado
Os custos do SAMU Regional serão divididos entre os 54 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste – CIS-URG, conforme o número de moradores. Com cerca de 93 mil habitantes, Itaúna está entre as cidades que mais geram recursos para o sistema e será contemplada com uma Unidade de Suporte Avançado – USA – e uma Unidade de Suporte Básico – USB.

 
As ambulâncias foram distribuídas com base em estudos que definiram os pontos estratégicos, de forma que o tempo entre a chamada recebida pelo 192 e a chegada do socorro demore no máximo 40 minutos em qualquer ponto do Centro-Oeste. Conforme a pactuação, os veículos destinados à unidade de Itaúna atenderão também Itatiaiuçu. Uma adequação feita na microrregião viabilizou uma sub-base para Itaguara, que terá uma ambulância para prestação dos serviços à população de Piracema.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.