COMPARTILHAR

Encontro na Secretaria de Assistência Social foi nesta quinta-feira, 09

 

 

O deputado estadual Antônio Jorge está nesta manhã de quinta-feira, 09 de março, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social. O parlamentar, autor da Lei 22.460/2016, que estabelece as diretrizes para o funcionamento das nove comunidades terapêuticas em Minas Gerais, foi recebido pelos secretários de Assistência Social, Élvio Marques; de Saúde, Fernando Meira; e de Esportes, Gustavo Dornas Barbosa. Participam do encontro representantes das entidades que atuam no tratamento de dependentes químicos em Itaúna e cidades vizinhas, como Pará de Minas e Itatiaiuçu, além de servidores da Prefeitura e voluntários. Também está presente o coordenador estadual de Saúde Mental, Humberto Verona. O vereador Hudson Bernardes representa a Câmara.

 
Psiquiatra, com grande experiência na área, o deputado Antônio Jorge conversa com o público sobre as diferentes maneiras de tratar os vícios em álcool e drogas. A legislação criada por ele foi sancionada em dezembro e estabelece critérios visando melhores resultados junto aos dependentes químicos em recuperação. Entre as normas que passaram a reger as comunidades terapêuticas está a garantia do contato do recuperando com a família; o desenvolvimento de projetos em articulação com os centros de atenção psicossocial; o monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde e a promoção de atividades de prevenção com base em critérios científicos.

 
“É fundamental a nós, profissionais da Saúde Mental, a consciência de que existe uma pluralidade de abordagens. Existe uma série de fatores que precisam ser considerados durante o tratamento, precisamos pensar nisso e fazer as adaptações necessárias a cada caso. E esta união de esforços que estamos vendo aqui hoje, na luta contra a dependência química, é extremamente importante, é o caminho para que tenhamos sucesso”, afirmou o parlamentar.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.