COMPARTILHAR

Prefeito aumenta participação de Itaúna, Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema nas políticas públicas do Estado

 

 

A partir deste ano, Itaúna passa a ter maior participação nas decisões e nas políticas públicas implementadas pelo Estado. O prefeito Neider Moreira tomou posse nesta segunda-feira, 13 de março, no Colegiado Executivo dos Fóruns Regionais de Governo, com a missão de representar os municípios na microrregião, composta ainda por Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema. A solenidade, no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, foi conduzida pelo governador Fernando Pimentel, que destacou a importância de o Executivo estadual ouvir as demandas da população para melhorar a gestão de recursos.

 
O Colegiado é formado por 160 prefeitos e 160 vereadores, entre suplentes e titulares, cujos mandatos como representantes dos 853 municípios mineiros vão até o final de 2018. “Assumimos o compromisso de levar a voz do povo de Itaúna, Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema ao governo de Minas Gerais. Sabemos que dessa maneira, com uma atuação intensa nas outras esferas, traremos muito mais conquistas para a cidade e os demais municípios da microrregião. E trabalharemos para isso, precisamos resgatar os investimentos do Estado e da União, pelo crescimento e desenvolvimento, por mais obras e serviços para a nossa população”, afirmou Neider Moreira.

 
O programa que implementou os Fóruns Regionais de Governo foi instituído em junho de 2015. O modelo visa fazer com que as prioridades elencadas pelos moradores cheguem mais rápido ao Executivo estadual para que sejam solucionas com mais rapidez e eficiência. Em reuniões periódicas nos 17 Territórios de Desenvolvimento as pessoas são ouvidas, apresentam demandas por meio das lideranças comunitárias. As reivindicações são levadas ao Estado pelos membros do Colegiado, que debatem as propostas e viabilizam, junto ao governador, o atendimento às necessidades de cada região.

 
Durante a cerimônia de posse, Fernando Pimentel destacou o sucesso da iniciativa. “Temos uma adesão tão grande dos prefeitos, dos representantes das Câmaras, da sociedade civil, do estado inteiro. Não estamos inventando a roda. É modelo simples: ouvir as pessoas, dar atenção ao que precisam e fazer as entregas”, comentou. A Câmara de Itaúna também está no Colegiado Executivo, representada pelo vereador Alexandre Campos, que vai participar das discussões sobre assuntos que envolvem a microrregião.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.