COMPARTILHAR

Secretaria de Saúde cede Centro de Zoonoses para realização de procedimentos e Associação cuidará de cães e gatos no pós-cirúrgico

 

 

A Associação Itaunense de Defesa Animal – AIDA, representada por sua presidente, Michelle Nogueira Moreira, e o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, assinaram, na manhã desta terça-feira, 21 de março, o Termo de Cooperativismo Mútuo, com o objetivo de manter o controle populacional de cães e gatos, no âmbito urbano e rural. O compromisso, firmado em solenidade no gabinete do prefeito Neider Moreira, estabelece obrigações de ambas as instituições em relação aos cuidados com os animais.

 
O termo começa a vigorar hoje, data de assinatura, e terá validade até que seja formalizado o convênio entre as partes. Os procedimentos têm início na próxima quarta-feira, 29 de março. A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria de Saúde, se comprometeu a disponibilizar as instalações físicas do Centro de Zoonoses para castração. Em contrapartida, a AIDA apresentou o médico veterinário voluntário, que atuará em todo procedimento. A entidade também fornecerá os equipamentos cirúrgicos e materiais de uso pessoal para proteção individual do profissional e auxiliares envolvidos, bem como todos os medicamentos necessários para os períodos pré e pós-operatório dos animais.

 
Serão castrados seis cães ou gatos por semana, sendo três de rua e três resgatados pela AIDA, depois de comprovação, por meio de exame, de que o animal não está contaminado com leishmaniose. Os testes para diagnóstico da doença são feitos pelo setor de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde. As intervenções terão que ser limitadas devido à necessidade de tempo para recuperação da cirurgia, pelo menos dez dias. Mas, o total de castrações disponibilizado, 24 por mês, contribuirá significativamente, em médio prazo, para a redução da população de animais de rua.

 
Apoio fundamental

 

 

A presidente da AIDA, Michelle Nogueira Moreira, destacou que a assinatura do Termo de Cooperativismo Mútuo é um grande passo para a solução de um problema que perdura há anos. “Conseguimos um apoio que nunca tivemos. A partir do momento em que a Prefeitura nos abriu as portas, ouviu as nossas reivindicação e se dispôs a ajudar, iniciamos um trabalho em conjunto, que será muito benéfico para toda a sociedade itaunense”, destacou.
Voluntário da entidade desde a fundação, Jorge Pereira da Fonseca, comentou que conseguir um espaço adequado para as castrações foi uma das principais dificuldades enfrentadas pela instituição nos últimos anos. “Estamos muito felizes e vamos disseminar essa boa nova entre a população, que nos cobra ações há tempos. Sempre quisemos intensificar a nossa atuação, mas estávamos de mãos atadas. Agora, a administração resolveu 99% da situação”, comemorou.

 

 
O secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria, agradeceu à AIDA pela parceria, que reforça as ações da Prefeitura para diminuição da quantidade de animais abandonados em vias públicas, além de colaborar para a proteção dos cães e gatos na cidade. “É mais uma grande conquista e o Município vai caminhar junto à instituição para resolvermos essa questão tão importante”, frisou.

 
O prefeito Neider Moreira salientou que a atuação da entidade é fundamental para o controle da população de animais de rua. “E esse ato que assinamos hoje, é muito importante, pois, reforça o compromisso do Município e o interesse da atual administração de trabalhar junto, por essa causa. Estamos preenchendo uma lacuna deixada desde que o Ministério Público conseguiu dar fim, por meio de liminar, ao absurdo que era o sacrifício indiscriminado de cães recolhidos nas vias públicas. Quando há incompatibilidade entre as condições do Município para atendimento às demandas, é preciso estabelecer parcerias, como essa que firmamos agora, porque é uma organização competente, dedicada e que presta um serviço essencial para a comunidade itaunense”, completou.

 

 

Ação rápida

 
O presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto, o Hakuna, acompanhou o acordo entre representantes da AIDA e a administração municipal desde o início das conversas sobre as medidas necessárias para solucionar o problema dos animais abandonados em Itaúna. Ainda em janeiro, o prefeito Neider Moreira abriu as portas do gabinete para a entidade e se comprometeu com a causa. Durante a reunião nesta terça-feira, 21 de março, Hakuna elogiou a ação rápida do Executivo para a elaboração e assinatura do Termo de Cooperação.

 
“O governo demonstrou sensibilidade e reforçou que tem muita disposição para solucionar essa questão. Não podemos deixar de destacar também o empenho da AIDA, a entrega dos membros da instituição ao trabalho voluntário, que na maioria das vezes é árduo pela falta de apoio. O que estamos vendo agora é o início de uma nova história, um ato do poder público que vai promover mudanças significativas”, elogiou Hakuna.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.