COMPARTILHAR

Crianças lançam três mil sementes de ipê em balões biodegradáveis no céu de Itaúna

 

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, e a Prefeitura de Itaúna abriram o Dia Mundial da Água, nesta quarta-feira, 22 de março, com ações efetivas de cuidado com o meio ambiente e preservação dos recursos hídricos. Mudas de árvores foram plantadas no Parque Socioambiental Sindimei, no bairro Piedade, dando início ao plano de arborização do espaço.

 

 
“Promover o plantio de árvores contribui para a qualidade da água, a purificação do ar e evita a erosão do solo. Mudas de duas espécies foram plantadas dando início ao processo de revitalização do parque, reaberto para a comunidade em fevereiro deste ano”, explicou a gerente de Meio Ambiente, Aline Alves Moura.

 
A ação soma-se à distribuição de mudas promovidas pelo Centro de Educação Ambiental Rio São João (Horto Municipal), que em 2017, já entregou mais de 3 mil árvores nativas e frutíferas à população. “A Prefeitura possui uma política ambiental estruturada que reforça o compromisso do governo com as causas ecológicas que englobam a preservação das áreas verdes, a recuperação das áreas degradadas, a manutenção de atividades educativas e de orientação social, a conservação dos mananciais hídricos e a a fiscalização das áreas de proteção ambiental”, analisou o secretário municipal de Regulação Urbana, Paulo de Tarso Nogueira.

 
Alunos da Escola Municipal Augusto Gonçalves, no Centro, e do Colégio Educare, no bairro Pio XII, participaram das atividades. As crianças soltaram 3 mil sementes de ipê, árvore endêmica na nossa região, em balões biodegradáveis. “Ficamos encantados com a participação dos estudantes e o envolvimento deles com essa causa que é de todos nós. A Prefeitura e o SAAE promoveram um encontro necessário e educativo, plantando, junto com a sociedade, a semente da preservação, da proteção ambiental e do respeito à natureza. Só assim as ações que estão sendo feitas hoje terão um resultado concreto no futuro”, completou o vice-prefeito Fernando Franco.

 
O mobilizador da Cooperativa de Reciclagem e Trabalho – Coopert, Léo Trindade, vestiu-se de um senhor, para lembrar às crianças que as ações de preservação realizadas no passado, ajudam no equilíbrio do meio ambiente hoje. “É preciso despertar desde cedo a consciência ecológica entre nossos meninos e meninas para que eles passem a ser mobilizadores sociais em defesa do meio ambiente, reforçando as ações necessárias de preservação da água e da natureza em casa, junto às famílias, aos amigos e vizinhos”, reforçou o diretor-geral do SAAE, Alisson Diego Batista Moraes.

 
“Para ter água no futuro é preciso agir desde agora, despertando a corresponsabilidade das crianças e de toda a sociedade. Este é um momento importante para formação cidadã dos alunos. É uma oportunidade para o aprendizado e a consolidação de uma postura mais atuante em relação às causas sociais e ambientais”, defendeu a pedagoga Valéria Rangel Corrêa Santana, da Escola Municipal Augusto Gonçalves. “A Prefeitura está de parabéns pela ação e pelo envolvimento com toda a sociedade nestas atividades de celebração da água”, completou.

 

 

Presenças

 
Participaram das atividades o vice-prefeito, Fernando Franco, os secretários municipais de Regulação Urbana, Paulo de Tarso Nogueira e de Educação, Alessandra Nogueira Santos Araújo, o diretor-geral do SAAE, Alisson Diego Batista Moraes, os vereadores Hudson Bernardes e Antônio José de Faria Júnior (Tonho da Lua). O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – Sindserv, Renato Glória, funcionários da autarquia Servidores da autarquia e membros do Centro de Educação Ambiental Rio São João (Horto Municipal) também contribuíram para o sucesso do evento.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.