COMPARTILHAR

Municípios traçam plano de ação para preservação das nascentes

 

A revitalização da sub-bacia do rio São João é ponto de partida para o alinhamento de políticas públicas de defesa do meio ambiente entre os municípios de Itaúna e Itaguara. Na tarde desta quinta-feira, 23 de março, a gerente superior de Proteção ao Meio Ambiente de Itaúna, Aline Alves Moura, a pedido do prefeito Neider Moreira, recebeu o vice-prefeito de Itaguara, Geraldo Alberti, acompanhado do coordenador de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura, Italo Brugnaro Júnior, para traçar o plano de ação.

 

 

As medidas têm foco na preservação das nascentes e foram anunciadas esta semana, durante a programação da Semana da Água, como mais uma ação efetiva para proteção ambiental dos mananciais. “No momento em que os dois municípios unem força em defesa do meio ambiente, os resultados tendem a ser mais sólidos. O sucesso dessa operação significará um aumento no volume de água e a preservação dos nossos recursos hídricos”, explicou Aline.

 

 

Durante esta semana, em Itaúna, a Semana da Água, fomentou atividades de preservação ao meio ambiente. Por iniciativa da Prefeitura, em parceria com o SAAE, foi iniciado o projeto de arborização do rio São João, no perímetro urbano do município. A previsão é que sejam plantadas 1.800 mudas de espécies nativas nas margens do curso d´água. O plano de revitalização do Parque Socioambiental do Sindimei também foi iniciado, com o plantio de árvores. Mudas foram distribuídas de maneira orientada na Praça da Matriz e no Centro de Educação Ambiental Rio São João (Horto Municipal). Para ampliar o alcance do trabalho, três mil sementes de ipês foram lançadas em balões biodegradáveis.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.