COMPARTILHAR

Iniciativas visam exercícios adaptados para idosos, atividades orientadas para dependentes químicos em recuperação e balé para crianças

 

 

Em reunião no gabinete do prefeito Neider Moreira, na tarde de sexta-feira, 24 de março, foram oficializados novos projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Iniciativas pioneiras passam a fazer parte do dia a dia das entidades da cidade, como forma de incentivar a prática de atividades físicas e os cuidados com a saúde.
Ao lado do vice, Fernando Franco, dos secretários de Esportes, Gustavo Dornas Barbosa, de Assistência Social, Élvio Marques, e de Educação, Alessandra Nogueira Santos Araújo, o chefe do Executivo recebeu representantes das instituições envolvidas nos programas apresentados na ocasião. São elas: comunidades terapêuticas Magnificat, Força e Luz, Valente de Davi e Centro de Recuperação Esconderijo do Altíssimo Vale de Acor – Creva, além das fundações Frederico Ozanan e São Vicente de Paulo. Coordenadores do NAC Curumim também participaram do encontro.

 
Um dos projetos, batizado de “Idoso Ativo”, criado e coordenador pelo professor Francis Carlo Rosa de Freitas, já está em execução no asilo, entidade de fins filantrópicos e reconhecida como de utilidade pública municipal e federal, que abriga hoje 75 pessoas. Funcionário da Secretaria de Esportes, Francis Carlo é especialista em Fisiologia Humana e do Exercício. O trabalho é composto por atividades físicas adaptadas, recreativas e lúdicas, realizadas nas dependências da instituição.

 
“Perdas orgânicas e funcionais são características do envelhecimento biológico, que resulta na atrofia muscular e na diminuição da eficiência funcional. Já o psicossocial envolve as relações sociais e o desequilíbrio psicológico causado pela depressão, ansiedade e isolamento em decorrência da velhice”, comenta o professor. Ele explica que um dos principais objetivos é oferecer aos idosos exercícios adaptados às reais necessidades deles, favorecendo a melhora da autoestima, do equilíbrio e destreza motora. “A ideia é levá-los a ter mais confiança em suas potencialidades”, completa.

 

 
Nas comunidades terapêuticas, que acolhem dependentes químicos, visando a recuperação, o atendimento será ampliado com atividades físicas orientadas para os internos, em parceria da Prefeitura com as instituições. O projeto de balé Dançando e Encantando será levado também à casa de apoio mantida pela Fundação Frederico Ozanan para assistência às crianças carentes. As meninas receberão aulas de dança gratuitamente sob a coordenação da bailarina profissional Kátia Tavares Ramalho, formada pelo Palácio das Artes. Em fase de estudos, a implantação de um núcleo esportivo no NAC Curumim também deverá ser concretizada em breve.

 
“A Prefeitura de Itaúna reconhece a importância do esporte como ferramenta de interação social. Incluir as atividades esportivas orientadas no cotidiano das pessoas assistidas nos equipamentos municipais e pelas instituições é promover a qualidade de vida. As parcerias reforçam o compromisso do governo municipal com os itaunenses e oferecem a ampliação de serviços, de maneira que eles cheguem onde a população está”, afirmou o secretário municipal de Esportes, Gustavo Dornas Barbosa.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.