COMPARTILHAR

População recebe orientações sobre prevenção e controle da doença

 
Nesta quarta-feira, 26 de abril, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria Municipal de Governo e com apoio das Secretarias Municipais de Esportes e Saúde, realizou atividades educativas e prestação de serviços na Praça Dr. Augusto Gonçalves, com o objetivo de levar dicas e orientações à população.

 
Os atendimentos contaram com auxílio de estudantes dos cursos de Nutrição, Educação Física e Enfermagem da Universidade de Itaúna, que aferiram pressão e calcularam o Índice de Massa Corporal – IMC (medida internacional usada para calcular se a pessoa está no peso ideal) dos que passavam pelo coreto, onde foi montada a estrutura. O evento ressaltou a importância de se prevenir a doença, a partir de hábitos de vida saudável.

 
O educador físico e fisiologista, Francis Carlo Rosa de Freitas, concedeu orientações a respeito do controle da pressão arterial e da importância da atividade física e boa alimentação. Também foram oferecidas frutas aos transeuntes. Idosos assistidos pela fundação Frederico Ozanan participaram da ação.

 

 

“Pressão alta”

 

 

Hoje, a hipertensão arterial é uma doença que afeta um terço da população mundial, sendo que os idosos correspondem a 50% dos portadores. Dentre os fatores que têm contribuído para o aumento dos casos estão os hábitos alimentares, sedentarismo e o estresse. E, apesar de 90% dos casos da enfermidade serem relacionados a fatores genéticos, é importante ressaltar que ela pode ser provocada por causa do consumo de alimentos gordurosos, falta de atividade física, estresse, bebidas alcoólicas e tabagismo. Quem adquire o problema, terá que conviver com ele a vida toda. A boa notícia é que a maioria dos hipertensos apresenta um quadro leve da doença e de fácil controle. O importante é seguir as orientações médicas e o uso correto dos medicamentos.

 

 
Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.