COMPARTILHAR

Encontro com forças de segurança pública amplia ações da administração junto às instituições e reúne demandas que serão cobradas junto ao governo de Minas

 

 

O reforço da segurança pública em todo o município foi o ponto de partida para o encontro promovido pela Secretaria Municipal de Governo entre o prefeito Neider Moreira e os comandos das Polícias Civil e Militar, na tarde da última quinta-feira, 20 de abril. A iniciativa reforça o compromisso da atual administração com as estratégias de repressão à violência e o fortalecimento das instituições. A data foi escolhida em função do Dia das Polícias Civil e Militar, comemorado em 21 de abril, por ocasião de Tiradentes, considerado o patrono dos policiais brasileiros.

 

 

Neider conduziu o encontro frisando a necessidade da administração mudar a postura em relação ao Estado. De acordo com o prefeito, o Governo de Minas, que é o principal responsável pela manutenção da segurança pública e investimentos no setor, precisa reconhecer os novos desafios e ajudar o Município em relação às demandas que se fazem necessárias. “Como prefeito, tenho o dever de capitanear essa questão e não fugiremos da luta. Vamos reconstruir as boas relações com o Estado, argumentar de maneira consistente e tomar atitudes que resultem em melhorias para a população”, analisou.

 

 

O chefe do Executivo lembrou que a união de todos os setores é fundamental para alcance dos resultados almejados, como o aumento do efetivo, melhorias da infraestrutura e melhores condições de trabalho. “O entrosamento das instituições é indispensável para que as reivindicações sejam apresentadas de maneira responsável. Por isso, nos reunimos com os atores da segurança pública, que são as Polícias Civil e Militar, os vereadores e vamos estender o convite à Subsecretaria de Administração Prisional, ao Poder Judiciário, à Defensoria Pública e às associações constituídas de segurança, além de toda a sociedade, para ampliar a voz dos itaunenses na cobrança de melhorias para o setor”, completou o prefeito.

 

 

“A maneira como o Município se propõe a agir é um marco na segurança pública da cidade, porque trata o sistema de segurança do modo gerencial e adaptativo, chamando os diversos entes que integram a defesa social para discutir de uma maneira muito clara, em especial dentro do observatório de segurança, as questões de fato importantes para a cidade”, afirmou o delegado regional da Polícia Civil, Leonardo Moreira Pio. “Imaginem como a situação poderia estar diferente se todos os prefeitos abrissem o gabinete para discutir de forma transparente, corajosa e ágil as questões da segurança pública”, acrescentou.

 

 

O comandante da Polícia Militar, Major Elson Geraldo de Andrade, se sentiu homenageado. “Hoje fomos homenageados pelo Dia das Polícias e tratamos aqui das questões afetas à segurança pública. O caminho é esse, já que a segurança pública é direito de todos, mas é também responsabilidade conjunta e, partindo dessa premissa, nada mais justo, salutar, que façamos reuniões para tratar das questões e pensar estratégias sincronizadas para o bem comum”, resumiu.

 

 

Major Elson também defendeu a atuação ativa da Prefeitura de Itaúna em relação ao assunto. “Tratamos de dificuldades orçamentárias, financeiras, mas já ficou acertado o andamento de um Comitê Integrado, reunindo todos os atores sociais para agirmos, de forma conjunta, com o objetivo de melhorarmos o nosso ambiente. A junção de esforços fortalece e torna ainda mais sólida a luta por conquistas e melhorias na segurança pública”, completou o comandante.

 

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Márcio Gonçalves Pinto, disse que os problemas são comuns, o que exige unidade na forma de pensar e tomar decisões. “Encontros como o de hoje unem e fortalecem as intuições. Todos estão, cada um com a sua possibilidade de atuação e expertise, dedicando esforços para aumentar a segurança na nossa cidade. O poder público municipal está se organizando cada vez mais para oferecer serviços de transformação social, além de se colocar pronto para apoiar as lutas das Polícias, junto ao Estado.

 

 
Estatísticas reforçam necessidade de ação

 

 

A primeira pesquisa realizada no Município em 2017 apontou que a segurança pública é o principal problema identificado pelos itaunenses, onde mais de 82% dos entrevistados dizem não aprovar ou ser indiferente em relação às estratégias de combate à criminalidade. É a primeira vez, em anos, que a saúde deixou de ser a principal carência da cidade.

 

 

“A análise dos dados nos permite duas conclusões. A primeira é que temos que buscar, junto ao governo do Estado, uma solução para este problema. É urgente a necessidade de apresentar esse diagnóstico ao governador e cobrar ações efetivas que ajudem o Município a enfrentar o desafio de reforçar a segurança pública. O Estado é o maior responsável pelos repasses e precisa investir mais nas Polícias Civil e Militar”, apresentou o prefeito.

 

 

“Outra análise importante é que as ações da Prefeitura de Itaúna para a questão da Saúde estão dando resultados. A implantação do Plantão de Neurologia no Pronto Socorro, a contratação de médicos para mais de dez especialidades e o reforço nas estratégias de acolhimento na rede de atenção primária, são medidas que têm se mostrado eficiente e diminuído a espera por consultas e exames”, reforçou.

 

 

Programas sociais fortalecem ações preventivas

 

 

A Prefeitura de Itaúna apresentou, durante no encontro, os resultados da gestão administrativa voltada a oferecer mais qualidade de vida e conforto à população, com a ampliação de serviços em vários setores. Destaque para o Programa Escola Aberta, reaberto no CAIC, no bairro Morada Nova, com o oferecimento de oficinas e cursos profissionalizantes aos finais de semana. A retomada do Programa Escola de Tempo Integral também contribui para a socialização e educação dos estudantes da rede pública de ensino por meio de atividades no contraturno escolar, em 11 instituições de ensino da rede municipal na área urbana e zona rural.

 

 

O esporte e lazer também são aliados no combate à criminalidade. A atual administração também incentiva o esporte especializado, com abertura de aulas nas praças de esportes de diferentes bairros e promove a contratação de oficineiros, para ampliação e criação de projetos voltados à valorização da Cultura e à promoção do Esporte e Lazer. Na Cultura, profissionais estão à disposição nas oficinas de artes, que abrangem música e teclado.

 

 

O Governo de Itaúna também pretende, a partir da municipalização do trânsito, projeto que seguirá para apreciação do Legislativo, modernizar o tráfego de veículos e aumentar a capacidade de arrecadação para destinar mais recursos em todo o setor de trânsito.

 

 
Presenças

Além do prefeito Neider Moreira, participaram da cerimônia o vice-prefeito Fernando Franco, o secretário municipal de Governo, Heli Maia; de Administração, Dalton Nogueira e o chefe de Gabinete, Diógenes Vilela. Os delegados da Polícia Civil de Itaúna foram convidados e representados por Diego Almeida Lopes Mendonça e Jorge Antônio Pereira de Mello. A tenente Jordânia também representou a Polícia Militar ao lado do comandante, major Elson Geraldo de Andrade. O líder do governo na Câmara, vereador Hudson Bernardes, fortaleceu os diálogos.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.