COMPARTILHAR

Transferência do serviço para sede na Jove Soares vai garantir aumento de oficinas e mais visibilidade

 

 

“Hoje, mais que um dia de confraternização, é um dia de agradecimento. Há anos solicitamos um lugar maior e mais seguro. Esta administração entendeu a necessidade e atendeu ao nosso pedido e nos deu um grande presente de aniversário, visto que em maio completamos 13 anos de funcionamento”. Com essas palavras, a psicóloga Josete Saldanha, coordenadora do Centro de Convivência de Saúde Mental Dr. Peri Tupinambás, iniciou o discurso que fez na manhã desta sexta-feira, 28, durante a solenidade de inauguração da nova sede do serviço.

 

 

O Centro de Convivência foi transferido para a avenida Jove Soares, 1.056, privilegiando a acessibilidade e garantindo a inclusão dos usuários. Além disso, a mudança para um imóvel amplo e em condições favoráveis, inclusive, em conformidade com as normas da Vigilância Sanitária, vai possibilitar o aumento das oficinas oferecidas. Hoje, os pacientes assistidos pela rede já contam com 19 cursos de aperfeiçoamento, em técnicas de culinária, horta, pitura em tecido, ginástica, reciclagem, cerâmica, marchetaria, fuxico, patchwork, beleza e violão. São mais de 200 pessoas atendidas.

 

 

“Agradecemos ao atual governo, a todos os servidores da rede e de outros setores da Prefeitura, que se envolveram e contribuíram, tornando possível a construção de um espaço mais adequado. Aproveito a oportunidade para prestar uma homenagem ao ex-prefeito, ex-deputado e ex-secretário de Infraestrutura e Serviços, Francisco Ramalho, que infelizmente não está mais entre nós, e que há 30 anos deu início ao Serviço de Saúde Mental em Itaúna, o alicerce do que temos hoje”, afirmou Josete.

 

 

Visivelmente emocionada com a conquista, a diretora municipal de Saúde Mental, Cristiane Santos de Souza Nogueira, destacou que a unidade é um espaço legítimo e precioso, referência para a região e reconhecido em todo o estado de Minas Gerais. “Aqui é feito um trabalho extremamente importante e a atual gestão compreende isso. Tanto que viabilizou essa reformulação em um curto período de tempo, apenas quatro meses”, disse.

 

 

O secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria, lembrou o trabalho de inclusão, de aumento da autoestima e a geração de renda proporcionado pelo Centro de Convivência Dr. Peri Tupinambás. O gestor comentou que, apesar do cenário de crise financeira e política vivenciado no país, a administração do Município está focada em cumprir o compromisso de garantir atendimento digno, humanizado e eficiente aos cidadãos.

 

 

Último a se pronunciar, o prefeito Neider Moreira lembrou as transformações realizadas na área da Saúde em Itaúna já no primeiro trimestre deste ano. O chefe do Executivo salientou que houve avanços significativos obtidos até o momento, entre os quais, reforçou, a transferência do Centro de Convivência.

 

 

“Essa inauguração é mais uma vitória e uma demonstração de que o governo tem objetivo de dar vazão a todas as demandas. Temos desafios a enfrentar, mas já conseguimos muitas conquistas, como o aumento do número de especialistas na Policlínica, o Plantão de Neurologia, a descentralização de serviços para atender melhor os moradores de várias regiões. Temos muito a fazer, mas acreditamos que estamos no caminho e as dificuldades nos dão impulso para trabalhar e ajudar a escrever um novo futuro para essa cidade”, frisou.

 

 

Participaram da cerimônia o procurador-geral do Município, Jardel Carlos Araújo; os secretários de Administração, Dalton Leandro Nogueira, de Assistência Social, Élvio Marques da Silva, de Educação, Alessandra Nogueira Santos Araújo; o presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto, o “Hakuna”, e o vereador Lacimar Cezário, o “Três”. Representando a família do Dr. Peri Tupinambás, a filha do médico, Dejanira Tupinambás. Também prestigiaram o evento a gerente de Serviço Social, Janaína dos Reis, o superintendente da Comunidade Mães e Filhos, Marcílio de Assis, e o ex-presidente do Legislativo, Francis Saldanha.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.