COMPARTILHAR

Em dois meses de mobilização, Secretaria Municipal de Saúde diminui a fila de espera pelo procedimento preventivo contra o câncer de mama

 

 

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos ou que realizam acompanhamento preventivo contra o câncer de mama pelo Sistema Único de Saúde – SUS, receberam atendimento gratuito em Itaúna, entre os meses de fevereiro e abril, durante a visita do Caminhão da Mamografia ao Município. Foram realizados 1.680 exames, diminuindo a demanda por esse tipo de procedimento e reforçando a importância de ações preventivas. O número superou a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde, que era oferecer pelo menos mil exames.

 

 

A facilidade de acesso ao serviço e o período de dois meses em que a Unidade Móvel ficou à disposição da população contribuíram para o sucesso da abordagem. “Quando o Município percebeu a grande necessidade para a realização desses procedimentos, não mediu esforços para facilitar ao máximo as condições para a participação e evitar deslocamentos para fora do Município. Assim, em curto período de tempo, 1.680 usuárias puderam fazer o preventivo, fundamental para a prevenção do câncer de mama”, afirmou o coordenador da rede de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Gilberto Gonçalves de Lima.

 

 

Os resultados serão expedidos após 30 dias da consulta e o diagnóstico remetido às unidades de ESF em que foram solicitados os exames. O secretário de Saúde, Fernando Meira de Faria, destacou a importância da prevenção. “Estamos muito satisfeitos com essa conquista e destacamos a necessidade de facilitar ao máximo o acesso ao exame. Com essa ação auxiliamos na importante tarefa de prevenir a enfermidade. Garantir qualidade de vida para a população itaunense é a nossa missão e estamos empenhados nisso”, afirma o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria.

 

 

Os vereadores Antônio de Faria Júnior, “Da Lua”, e Gláucia Santiago são apoiadores desta ação. Eles participaram do processo de adesão do Município ao projeto e fortaleceram as relações junto à Secretaria de Estado de Saúde, garantindo mais um ano de acesso da população aos serviços gratuitos de mamografia.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.