COMPARTILHAR

Autor de projeto, vereador Joel Arruda, ressalta importância das atividades promovidas pela Prefeitura de Itaúna

 
As escolas municipais de Itaúna, creches e o projeto de Educação de Jovens e Adultos – EJA, abriram as portas no último 06 de maio, sábado, para receber além dos estudantes, toda a comunidade escolar. Foi o Dia de Valorização da Família, data instituída no calendário da rede pública de ensino, desde 2014, com o objetivo de desenvolver e promover ações educativas, por meio de palestras, seminários e atividades culturais e de lazer.

 

 

O dia letivo envolveu mais de 5 mil alunos, professores, pais e responsáveis. “O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar são considerados componentes importantes para o desempenho do trabalho das instituições de ensino e para o desenvolvimento da criança e do adolescente em seu processo de ensino-aprendizagem. Como bem enfatiza o renomado médico e escritor Içami Tiba, o ambiente escolar deve ser de uma instituição que complemente o ambiente familiar do educando, os quais devem ser agradáveis e geradores de afetos”, analisou a secretária Municipal de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo.

 

 

O evento também cumpriu o objetivo de reforçar a parceria entre a escola e a comunidade escolar. Por isso, as atividades interativas foram propostas, com exposição de trabalhos, gincanas, além de apresentação musical e de dança. “A família é instituição fundamental para o desenvolvimento humano e social. A escola é ambiente que acolhe o aluno e permite a ele explorar vivências e convivências. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir”, finalizou.

 

 
Vereador destaca importância da data

O Dia de Valorização da Família foi instituído em 2014, por iniciativa do vereador Joel Márcio Arruda e prevê a integração da Prefeitura e Câmara, junto com instituições religiosas, educacionais e políticas no fortalecimento das ações de promoção da família. “A proposta é conscientizar as pessoas sobre a importância da família, destacando-a como célula base da sociedade. As atividades propostas reforçam esse conceito, resgatando e transmitindo valores que ajudam na formação de uma conduta cidadã”, afirmou o parlamentar.

 

 

O calendário escolar, aprovado em 2016, fixou a comemoração da data em maio, diferente do previsto em lei, que inclui o dia 21 de outubro de cada ano nas programações da Semana de Valorização da Família. Joel afirma que ao celebrar a data a Secretaria de Educação já demonstra o comprometimento em pôr em prática projetos que nunca saíram do papel. “Pode acontecer pela primeira vez, desde a aprovação do projeto, há três anos, a tomada de iniciativa por parte da Prefeitura em estender as ações em todo o ambiente escolar e também nos setores da Saúde, Educação e Assistência Social. Para nós é uma conquista e para a sociedade é um ganho”, finalizou Joel Arruda.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.