COMPARTILHAR

Ação integra estratégias de conscientização do Maio Amarelo e reforça atividades de preservação da vida

 

 

No mês de prevenção contra acidentes no trânsito, a Prefeitura de Itaúna levou ações de conscientização para as ruas. Em mobilização pelo “Maio Amarelo”, uma simulação de impacto entre um trem e um veículo sem ocupantes chamou a atenção de motoristas e pedestres para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

 
A atividade contou com o apoio da administradora da linha férrea, das Polícia Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros, SAMU e Liga de Cirurgia Geral da Escola de Medicina da Universidade de Itaúna. Os órgãos de resgate tiveram oportunidade de mensurar o tempo de socorro às vítimas e simular o atendimento de urgência aos atores envolvidos na ação.

 
No Município, conforme dados da concessionária, são registrados, em média, três acidentes por ano nas passagens de níveis. Em 2017, até o mês de abril, uma ocorrência de atropelamento foi verificada. “Um dos pontos levantados na encenação, por exemplo, é o de que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Por isso, ao notar a aproximação da composição, motoristas e pedestres nunca devem se arriscar. Os maquinistas da companhia são treinados para acionarem buzinas e os faróis das locomotivas ao trafegarem em trechos urbanos”, alertou o supervisor de segurança da VLI, Alex Borges. Em Itaúna, existem 28 passagens de nível das quais, 18 estão no perímetro urbano.

 

 

A gerente de Planejamento Viário da Prefeitura de Itaúna, Cíntia Valadares, reforçou a importância da ação. “A linha férrea é o ambiente da cidade de Itaúna e faz parte da rotina dos itaunenses. Por isso, é tão importante a gente sempre sensibilizar as pessoas sobre os cuidados que temos de adotar para evitar acidentes com as composições”, afirmou. Cíntia também chamou a atenção para os dados que colocam o Município em situação de alerta. “Itaúna ocupa o segundo lugar no ranking das cidades mineiras em que mais são registrados acidentes nos trilhos. É uma realidade que queremos mudar e vamos conseguir por meio das ações de conscientização”, reforçou.

 

 

Em 2017, a campanha reforça o envolvimento da sociedade e convoca as pessoas a mudarem a postura no trânsito. “A Minha Escolha Faz a Diferença” é o tema escolhido para a abordagem. Segundo o gerente superior de Mobilidade Urbana do Município, Audrey Juliano Ferreira Leite, o slogan adotado é uma chamada à responsabilização de todos para a construção de um trânsito melhor e mais seguro.

 

 

Conscientização

 
Centenas de pessoas acompanharam a ação. Pedestres viram de perto o trabalho do resgate, motoristas foram abordados por atiradores de Tiro de Guerra – TG 04-009, em uma blitz educativa, e receberam material contendo dicas e orientações, conforme as instruções do Código de Trânsito Brasileiro. A atividade ganhou reforço com o envolvimento do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagens – DEER/MG. A psicóloga e mobilizadora do órgão, Maire Campos, ressaltou a importância desse trabalho. “As instituições sozinhas têm o poder de atuação limitado. Hoje, o que a Prefeitura de Itaúna propõe une e fortalece todos os órgãos, reforçando parcerias e levando para conhecimento social ações de impacto que se tornam mais visíveis e, por isso, capazes de chamar mais a atenção dos agentes envolvidos”, explicou.

 
A Companhia Descarga de Comédia participou da mobilização com atores que representaram os feridos o acidente. O Grupo de Escoteiros também fez parte da atividade, estendendo a preocupação às crianças e adolescentes.

 

 

Mais ação
O Município de Itaúna integra-se ao movimento do Maio Amarelo, com ações educacionais de segurança no trânsito. O lançamento da campanha com ações efetivas foi no dia 11 de maio, na sede do Tiro de Guerra, com a participação de 90 atiradores. As atividades inclusivas e a mobilização cumpre o propósito de ser educativa e promover a conscientização dos jovens, com idade de 18 anos, e que estão ingressando no trânsito da cidade.

 

 

Para o chefe da instrução do Tiro de Guerra 04-009, subtenente Wilson Geraldo de Oliveira, e o instrutor do TG, subtenente Wagson Fernandes Pinheiro, o envolvimento de todos os setores é fundamental para a construção de resultados efetivos que permitam, cada vez mais, a redução do número de acidentes. “O maior patrimônio do ser humano é a vida. E, o encontro proposto pela Prefeitura com os atiradores consolida esse e outros valores, fundamentais para a formação cidadã”, afirmaram.

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.