COMPARTILHAR

O Governo de Minas confirmou para a próxima terça-feira, 06 de junho, a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Região ampliada Oeste, transferindo a gestão do SAMU para o CIS-URG Oeste, extinguindo a responsabilidade administrativa da Prefeitura, inclusive sobre os profissionais contratados e prestadores de serviços. O lançamento será feito pelo governador Fernando Pimentel, em Divinópolis, com representantes dos mais de 50 Municípios que integram o Consórcio, incluindo Itaúna.

A partir da inauguração, os chamados dos itaunenses serão atendidos por uma central de regulação, na sede o Consórcio, que direcionará as solicitações às equipes locais de atendimento. Na base do SAMU Regional em Itaúna, uma unidade móvel básica, USB, e outra avançada, USA, com suporte de UTI para atendimentos aos casos mais graves, ficarão à disposição para estender a assistência à microrregião compreendida pelos Município de Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema, quando necessário.

A regionalização do SAMU foi proposta pela Prefeitura de Itaúna e aprovada pela maioria da Câmara Municipal de veradores em 2014, por meio da lei n.º 4.820, de 19 de fevereiro daquele ano.

Apesar de ter herdado a condição de não ser mais a gestora do SAMU, a atual administração vai continuar trabalhando para que o processo de regionalização não resulte em prejuízos para o atendimento à população. Dentre as ações planejadas, está o acompanhamento criterioso da rotina de atendimentos e do que foi ajustado com os hospitais de referência, em todo o Centro-Oeste de Minas, que poderão receber os pacientes atendidos e em situações mais graves, sem que ocorram internações que demandariam transferências posteriores.

VIAAssessoria de Comunicação PMI
COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.