COMPARTILHAR

Profissional da unidade municipal assume a Gerência de Enfermagem do CIS-URG

 

 

A enfermeira Thamara Lesse Ferreira Teles assumiu a Gerência de Enfermagem do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste – CIS-URG, responsável pela administração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. A profissional estava na coordenação da unidade de Itaúna desde setembro de 2016 e foi convidada para comandar o setor no SAMU Regional, pelo diretor-executivo, José Márcio Zanardi. Com a indicação referendada pelo prefeito Neider Moreira e o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, a profissional já está nomeada na central de regulação, em Divinópolis, dando suporte, ao mesmo tempo, à base local, como forma de reforço à assistência prestada à comunidade.

 
Com oito anos de atuação em urgência e emergência, a gerente de Enfermagem do SAMU Regional contabiliza experiências também no Centro de Terapia Intensiva – CTI, do Hospital Manoel Gonçalves, e no Pronto Socorro Municipal. A vivência de Tamara na área prova que Itaúna estará muito bem representada.

 

“Conheço o serviço executado no município e terei plenas condições de levar todas as demandas à direção. Essa proximidade é muito positiva e estamos confiantes de que refletirá em melhorias na rede de atendimento à população itaunense”, comenta.

 
A gerente ressalta que a partir do início das operações do SAMU Regional, confirmado para terça-feira, 06 de junho, entra em vigor a pactuação com os hospitais de referência em todo o Centro-Oeste, para encaminhamento dos pacientes diretamente ao centro de tratamento especializado no caso a ser atendido. “Isso gera uma economia de tempo significativa, evitando que a pessoa seja levada para um local de onde terá que ser transferida em seguida. É uma medida que vai salvar vidas”, afirma.

 
A base de Itaúna continuará a contar com uma Unidade de Suporte Avançado – USA, com equipe composta por enfermeiro, médico e condutor socorrista; e uma Unidade de Suporte Básico – USB, que terá à frente do atendimento técnico de enfermagem e condutor socorrista. “É importante lembrar que o município não ficará desguarnecido. Ao contrário de muitos boatos espalhados, a cidade não perdeu o SAMU. A unidade continua em funcionamento, no entanto, terá uma central de regulação, que encaminhará o socorro, de acordo com a região em que a pessoa necessitada se encontra. E estamos trabalhando para que essa assistência seja prestada da melhor maneira possível”, frisa.
O CIS-URG contratou todos os profissionais que serão responsáveis pelos atendimentos por meio de processo seletivo, realizado em 2015, pelo próprio consórcio. Os servidores passaram, nos últimos dias, por treinamento intensivo, na sede do SAMU Regional, em Divinópolis. Foram mais de 50 horas de capacitação com a finalidade de prepará-los para o início do trabalho, na próxima semana.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.