COMPARTILHAR

Inauguração da sede em Divinópolis marca início da gestão pelo CIS-URG, mas Itaúna continua com base

 

 

Nesta quarta-feira, 07 de junho, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste – CIS-URG – assume a gestão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, cuja regionalização foi oficializada hoje, terça-feira, 06. Ao lado de autoridades do estado e representantes dos 54 municípios que aderiram à pactuação, o prefeito Neider Moreira recebeu o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, para a cerimônia que marcou a inauguração da unidade, em Divinópolis.

 

 

Durante a solenidade, o governador salientou a importância da união de esforços para que sejam concretizadas as melhorias reivindicadas pelo povo mineiro. “Esse é o resultado do trabalho desenvolvido. Estamos caminhando para atingir a nossa meta, que é de garantir a cobertura de 100% do território de Minas Gerais até o fim de 2018”, afirmou, destacando as ações nas diferentes esferas políticas para concretizar o SAMU Oeste.

 

 

O ato oficial extinguiu a responsabilidade administrativa da Prefeitura em relação ao SAMU, inclusive sobre os profissionais, contratados pelo próprio CIS-URG, por meio de processo seletivo. A partir de amanhã, os chamados da população itaunense para o 192 e serão atendidos na central de regulação, instalada em Divinópolis, e que direcionará as solicitações às equipes de atendimento.

 

 

O prefeito Neider Moreira reforçou o compromisso do Município em colaborar com a administração do SAMU Oeste. “Estaremos à disposição. Como já dissemos, apesar de ter herdado a condição de não ser mais o gestor da unidade local, o atual governo continuará trabalhando para que o processo de regionalização não resulte em prejuízos e sim no melhor atendimento aos mais de 1,2 milhão de moradores de toda a região”, afirmou.

 

 

O chefe do Executivo de Itaúna destacou a experiência da Prefeitura com o SAMU de Itaúna, inaugurado em julho de 2008 e em funcionamento ininterrupto desde então. “Queremos contribuir com o que for necessário, para que, não só a população itaunense, mas a de todas as cidades que fazem parte do consórcio possa ser atendida com eficiência nesse serviço, essencial para salvar vidas.”, completou o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria. A regionalização foi proposta em 2014 e aprovada pela legislatura da época.

 

 

Dentre as ações planejadas pela Prefeitura de Itaúna, está o acompanhamento criterioso da rotina de atendimentos e do que foi ajustado com os hospitais de referência, em todo o Centro-Oeste e que poderão receber os pacientes socorridos em situações mais graves, evitando internações e transferências posteriores. A enfermeira Thamara Lesse Ferreira Teles, que estava na coordenação do SAMU em Itaúna desde setembro de 2016, assumiu a Gerência de Enfermagem do CIS-URG.

 

 

A profissional foi convidada para comandar o setor no SAMU Regional, pelo diretor-executivo, José Márcio Zanardi. Com a indicação referendada pelo prefeito Neider Moreira e o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, ela está nomeada na central de regulação, em Divinópolis, dando suporte, ao mesmo tempo, a Itaúna, como reforço à assistência prestada à comunidade.

 

 

A base local conta com uma Unidade de Suporte Básico – USB, e uma Unidade de Suporte Avançado – USA, com estrutura de Unidade de Tratamento Intensivo – UTI, para os casos mais graves. Os veículos foram entregues antecipadamente, a pedido do Executivo Municipal, para garantir a assistência à comunidade durante o período em que o consórcio ainda se preparava para assumir os serviços. A microrregião de Itaúna é composta ainda por Itatiaiuçu, Itaguara e Piracema, que ganharão uma sub-base.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.