COMPARTILHAR

Solenidade de aniversário reuniu autoridades na manhã desta sexta-feira

 

 

Na manhã desta sexta-feira, 9 de junho, foi realizada solenidade que marcou as comemorações do aniversário de dois anos da unidade UAITEC Itaúna. No evento, que contou com a presença de várias autoridades e usuários do programa, a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Itaúna foi destaque.

 

 

A Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais – UAITEC, é um programa do Governo de Minas, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que oferece, de forma gratuita, qualificação e requalificação profissional, por meio da implantação de polos de educação à distância. Em Itaúna, já foram cadastrados 4.205 alunos e expedidos quase 2 mil certificados.

 

 

“A Importância da UAITEC, serviço inovador, que teve o seu nascimento nos Telecentros, é enorme. A estruturação das unidades tem os objetivos de atender ao maior número de pessoas, com o maior número de cursos de qualidade e focados no crescimento profissional dos alunos. A UAITEC de Itaúna é uma referência e é certo que esse é um resultado de parcerias, como esta com a Prefeitura de Itaúna, que, assim como nós, quer assistir ao avanço de Minas a partir da tecnologia, ampliando a força dos nossos profissionais”, comentou Alessandro Stéfano, representante do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais, Miguel Corrêa.

 

 

Recebidos pela Coordenadora da Unidade em Itaúna, Adriana Guimarães, estiveram presentes na solenidade o prefeito Neider Moreira; o secretário de Infraestrutura e Serviços e vice-prefeito Fernando Franco; o representante do secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais (SEDECTES), Miguel Corrêa, Alessandro Stéfano Ribeiro de Alcântara; o diretor financeiro da SEDECTES, Edmondo Alessandro Lanzetta; a Coordenadora regional da UAITEC e de desenvolvimento econômico, na SEDECTES, Ana Fonseca; os secretários municipais de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo; de Finanças, Warlei Eustáquio de Souza; de Administração, Dalton Leandro Nogueira; de Regulação Urbana, Paulo de Tarso; de Esportes e Lazer, Gustavo Dornas; de Saúde, Fernando Meira de Faria; de Assistência Social, Élvio Marques e o Controlador-Geral do Município, João Paulo Corradi.

 

 

Também prestigiaram o evento, os vereadores Hudson Rodrigues Bernardes; Gleison Fernandes de Faria – Gleisinho, que foi destacado nos agradecimentos da Coordenadora da unidade UAITEC Itaúna, Adriana Guimarães, pela firme atuação e pela colaboração para a existência da unidade no Município; e Antônio José de Faria Júnior – Da Lua, representado por Bruno Santiago. Compareceram ainda os vereadores Lacimar Cezário da Silva – o Três, e Lucimar Nunes Nogueira – Lucinho de Santanense.

 

 

Representando as instituições que realizam trabalhos utilizando a estrutura da UAITEC Itaúna ou encaminhando usuários de seus serviços para participarem dos cursos oferecidos na unidade, foram exaltadas as presenças da Supervisora Pedagógica da Unidade de Ensino Tecnológico, SENAC Divinópolis, Naiara Ramos, que em sua fala mostrou a união de propósitos entre SENAC e UAITEC; do Gerente da Agência do SINE Itaúna, Isaac Herculano de Morais Oliveira; da Coordenadora do Núcleo de Assistência Integral à Criança, NAIC, e do programa de Atendimento Educacional Especializado – AEE, Adriete Márcia; e da Coordenadora do Centro de Convivência da Saúde Mental, Josete Maria Saldanha Franco.

 

 

De acordo com o prefeito Neider Moreira, a UAITEC proporciona às pessoas o acesso à qualificação profissional, e a consequente inserção no mercado de trabalho, construindo, todos os dias, uma nova mentalidade, no que se refere à tecnologia. O prefeito reforçou que Estado e Município atuando juntos, fazem com que a justiça social seja uma realidade. “Estreitar os laços com os governos estadual e federal, estabelecendo o diálogo, o apoio e as parcerias torna o processo de melhorias para os munícipes mais natural. Tudo o que se refere à educação, à qualificação, amplia os horizontes”, afirmou em seu discurso.

 

 

A UAITEC Itaúna vem, há dois anos, prestando serviços a toda comunidade, atendendo às demandas locais, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura. “Educar, qualificar e oferecer condições de aprendizado é garantir igualdade de oportunidades a todos”, comemorou a secretária Alessandra Nogueira Santos Araújo.

 

 

Durante a cerimonia, autoridades entregaram certificados aos alunos Ana Paula Morais Campos, do curso de Segurança do Trabalho; Francisleno Nogueira Dias, Informática; Mohamed Lucas Oliveira, Desenvolvedor de Jogos Eletrônicos; e Maria de Fátima e Assis, do curso 10ª Mostra Cinema e Direito Humano no Mundo.

 

 

“A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo de Minas Gerais (SEDECTES) é uma secretaria que quer proporcionar o crescimento de todo estado, a partir da tecnologia e formação profissional. A comunidade itaunense precisa conhecer e participar ainda mais dos cursos que são propostos aqui. O material didático é maravilhoso, a estrutura confortável e pensada para receber a todos, da melhor forma possível. O programa é gratuito e pode modificar para melhor, a vida das pessoas”, explicou Adriana Guimarães. “Sem o apoio da Prefeitura de Itaúna a UAITEC teria sua atuação limitada. Todos estamos juntos pelo bem da cidade”, completou a coordenadora da unidade local.

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.