COMPARTILHAR

Melhorias vão garantir melhor escoamento para água da chuva

 

 

Aguardadas há mais de 30 anos pelos moradores do bairro Várzea da Olaria, as obras de drenagem das ruas Francisco F. Matos e Gerson da Silva estão em fase adiantada de execução. A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços, em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, instalou uma nova rede de captação pluvial com cerca de 100 metros de cumprimento. Três novos bueiros também estão sendo construídos para aumentar a capacidade de vazão, garantindo as condições necessárias para escoamento da água das chuvas e colocando fim às inundações.

 

 

A aposentada Neusa Maria Borges comemorou o início das obras. “Há 30 anos eu moro aqui e toda época de chuva a gente vive essa preocupação. A água acumula ao final da rua e invade casas”, explicou. De acordo com Neusa, as melhorias vão dar aos moradores mais condições de segurança. “Depois de décadas aguardando, eu volto a ter esperança. Poderei terminar a reforma da minha casa, já que agora o que for feito não será destruído. Aquele sentimento de perder as coisas ficou no passado”, completou.

 

 

O secretário municipal de Infraestrutura, Fernando Franco, acompanha as intervenções. Segundo ele, a construção de um muro, ao final da rua, interrompeu o curso natural da água e a rede não estava preparada para o volume crescente das enxurradas. “As obras eram necessárias e estão sendo executadas para garantir a segurança e tranquilidade dos moradores. Com a nova rede, todo o volume de chuva que chega a esta parte, que é mais baixa que o nível do bairro, será captado e conduzido por manilhas até a galeria principal de escoamento”, informou.

 

 

Fernando Franco também lembra que apesar de investimentos feitos para acabar com a inundação na região, a população precisa fazer a parte dela e não deixar lixo nas calçadas, evitar dispensar material de construção e entulho na rua, além de não fazer ligações de esgoto na rede de drenagem. “Com as chuvas, os descartes colocados na porta das casas são carregados pelas enxurradas, entopem os bueiros e impedem o escoamento da água. Por isso, é preciso que todos contribuam, respeitando os horários de coleta, não descartando resíduos de maneira irregular e fazendo as ligações de esgoto em conformidade com as normas técnicas do SAAE”, completou.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.