COMPARTILHAR

Prefeitura assina convênio e garante 5 mil kits de conversores para as famílias de baixa renda do Município

 

A TV digital está perto de ser uma realidade em Itaúna. Com o desligamento do sinal analógico, oficialmente definido para o mês de novembro, prefeituras do colar metropolitano de Belo Horizonte estão assumindo o compromisso de ajudar a população a migrar para a nova tecnologia. Itaúna, na região Centro-Oeste, será uma das 35 cidades mineiras que fará a transição de sistema.

 

 

Para o Município está prevista a distribuição gratuita de 5 mil kits, que contêm uma antena UHF, um conversor com controle remoto e cabos. Os equipamentos serão entregues às famílias cadastradas nos programas sociais do governo federal e foram garantidos após a assinatura do Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Itaúna e a Seja Digital, entidade responsável pelo processo de digitalização do sinal de televisão no Brasil.

 

 

O ato foi realizado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais nessa quinta-feira, 29 de junho. O secretário municipal de Governo, Heli Maia, representou o prefeito Neider Moreira. “O convênio é um avanço na política assistencial, pois, garante a democratização no uso da tecnologia”, afirmou. “O Município está em fase de alinhamento com as Secretarias de Assistência Social, Educação e Cultura, Saúde e Esporte e Lazer para definir as estratégias de abordagem para que a maior parte da população tenha acesso à tecnologia”, completou.

 

 

De acordo com a gerente regional da Seja Digital, Deisy Fonseca, os kits serão destinados às famílias de baixa renda, inscritas em qualquer programa social do governo federal e no Cadastro Único. “A nossa meta é não deixar ninguém para trás e a parceria com as prefeituras é fundamental para atingir esse objetivo”, analisou.

 

 

Os municípios que assinaram o acordo, terão o sinal analógico da TV aberta encerrado em 08 de novembro. São eles: Araçaí; Baldim; Belo Horizonte; Brumadinho; Cachoeira da Prata; Caeté; Capim Branco; Confins; Contagem; Esmeraldas; Florestal; Fortuna de Minas; Funilândia; Ibirité; Igarapé; Inhaúma; Itaúna; Jequitibá; Juatuba; Mário Campos; Mateus Leme; Matozinhos; Pedro Leopoldo; Prudente de Morais; Raposos; Ribeirão das Neves; Rio Acima; Sabará; Santa Luzia; São Joaquim de Bicas; São José da Lapa; São José da Varginha; Sarzedo; Taquaraçu de Minas; Vespasiano.

 

 

Divulgação

A mobilização social será fundamental para garantir que toda a população tenha acesso às mudanças em relação ao jeito de assistir televisão. Por isso, gestores de Comunicação dos 35 municípios que terão o sinal analógico desligados em novembro participaram, em Belo Horizonte, de um encontro que definiu as diretrizes para o alcance da população em relação às mudanças. “A proposta é estabelecer uma parceria em que o Município disponibiliza os espaços públicos e equipamentos urbanos, como o CRAS, para promover campanhas de conscientização, como a criação de Pontos de Aconselhamento. Em troca, o governo subsidia as ações com material informativo próprio para a abordagem, cessão de veículos para blitz educativa e caravana da TV Digital nos bairros”, explicou o gerente de Comunicação Social, Tiago Teles.

A parceria entre o Município e o consórcio responsável pela digitalização do sinal de televisão também pode garantir a capacitação de antenistas, em cursos voltados para pessoas que desejam ampliar a renda familiar.

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.

1 COMENTÁRIO

  1. É interessante e plausível esta noticia.
    Porém, ainda não li nenhuma noticia sobre a migração dos outros canais abertos existentes na nossa região que hoje só conta com record e Globo no novo sistema.
    SBT, BAND, REDTV, CANÇÃO NOVA E REDE VIDA ainda estão analógicos.
    Os telespectadores destes canais terão que instalar um sistema de recepção via satélite para receber os sinais?
    Se Alguém tiver esta informação por favor nos informe

Comments are closed.