COMPARTILHAR

Campanha “Dê a Mão para o Futuro” faz mobilização no Centro de Itaúna

 

 

Itaúna recebe está semana o programa “Dê a Mão para o Futuro”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre os benefícios da coleta seletiva em relação ao Meio Ambiente e à geração de emprego e renda. A iniciativa é da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – ABIHPEC, e faz parte da campanha desenvolvida com o objetivo de alertar acerca da responsabilidade pós-consumo de embalagens. A mobilização foi abraçada pela Prefeitura, o SAAE e a Cooperativa de Reciclagem e Trabalho – Coopert, que, juntos, vão participar ativamente do movimento.

 

A expectativa é de distribuir 27 mil imãs de geladeira para serem usados como lembrete para os dias de recolhimento do lixo seco, ou seja, reaproveitável, e do orgânico, cujo destino é o aterro, além de 54 mil panfletos, com esclarecimentos de dúvidas sobre a separação dos resíduos. A equipe de 15 mobilizadores, entre os quais os próprios cooperados e servidores dos Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, visitará algumas regiões da cidade, das 08h às 17 horas, em uma Van devidamente identificada, para entregar o material porta a porta. A expectativa é abordar até 1.000 domicílios por dia. O público-alvo da ação este mês são os moradores do Centro da cidade.

 

O programa “Dê a Mão para o Futuro” é executado desde 2006, quando foi implantado o projeto-piloto em quatro municípios e dez cooperativas. Os resultados surpreendentes da ação ultrapassaram as metas estabelecidas.

 

Apresentada ao Ministério do Meio Ambiente, com a finalidade de atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, a iniciativa tem entre os objetivos colaborar com a melhoria da destinação de resíduos sólidos urbanos, ajudando a reduzir o volume de materiais recicláveis que seriam destinados aos aterros. A proposta é também de viabilizar a reciclagem das embalagens pós-consumo por meio de ampliação e melhoria da coleta, triagem, beneficiamento, valorização e comercialização e contribuir com a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos catadores, oferecendo a eles opção adequada de gerenciamento.

 

 

Mais mobilização

 

Itaúna receberá em 2017 quatro mobilizações. Além desta, realizada em julho, estão agendadas mais duas visitas ao Município em setembro, de 18 a 23; e a partir de 27 de novembro até 02 de dezembro. As ações completam o calendário estadual de mobilização, do qual Itaúna faz parte ao lado de outros municípios como Pará de Minas, Contagem, Nova Lima, Juiz de Fora e Governador Valadares.

 

A primeira mobilização realizada em Itaúna foi entre os meses de abril e maio, com reforço na conscientização dos moradores do bairro Morada Nova e São Geraldo.

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.