COMPARTILHAR

Tradição passada de pais para filhos une fé e solidariedade em torno de Nossa Senhora do Rosário

 

O início das comemorações do Reinado concentrou no Alto do Rosário, nesta terça-feira, 1º de agosto, várias gerações unidas pela fé. A devoção a Nossa Senhora do Rosário mobiliza centenas de famílias há quase dois séculos em Itaúna. E, em mais um ano de festa, pais e filhos, avós e netos, sobem juntos o morro para prestar homenagens à Santa, considerada a padroeira dos negros.

 

 

Há mais de 60 anos, Juvenil Braz de Oliveira, 67, deixa sua casa, no bairro das Graças, para agradecer as bênçãos alcançadas. O trajeto até a Igreja do Alto do Rosário, a primeira erguida no Município, é curto, porém muito significativo e essencial para manter essa tradição. A filha, de 25 anos, seguiu os passos do pai na Guarda Moçambique São Benedito, uma das 13 constituídas na cidade. “Aprendi com meus antepassados a cultivar as raízes da nossa raça negra e hoje tenho imensa satisfação em vê-la acompanhar esses ensinamentos com fé e amor a Nossa Senhora do Rosário”, disse Juvenil, emocionado.

 

 

O pequeno Guilherme Rodrigues carrega nos pés o peso da tradição. É com o chocalho amarrado na canela que ele presta suas homenagens. Filho do presidente da Sete Guardas, associação que representa todas as irmandades envolvidas na organização da festa, o garoto já tem consciência sobre a importância da cultura afro-brasileira. “O meu pai me ensinou a respeitar e manter os costumes que fazem parte da história do nosso povo. Para mim é uma grande honra compor a Guarda Moçambique Nossa Senhora do Rosário e contribuir para a continuidade do Reinado”, afirmou.

 

 

Aos 30 anos de idade, Jefferson Lázaro da Silva, é o capitão de guarda mais jovem em Itaúna, a Guarda Moçambique Santa Efigênia – Senhora do Rosário. Ele se orgulha em ser expoente dessa importante tradição local. “É com grande alegria que venho participar da festa e meu sentimento é de realização ao ajudar a perpetuar a nossa cultura”, descreveu. “Nós jovens temos a nobre missão de levar adiante o símbolo da nossa fé. É demonstrando a grandeza do Reinado que conseguiremos despertar entre os mais novos o gosto por essa manifestação”, completou.

 

 

A solidariedade é um dos elementos dos festejos em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, tornando o evento ainda mais bonito. Elizabete Pereira Pedrosa, integrante da Guarda Moçambique São Benedito, cuida de sete famílias carentes. Bete, como é conhecida, aproveita o período para intensificar o trabalho em benefício dos menos favorecidos, causa que abraça como um verdadeiro sentido para a vida.

 

 

“A festa em honra à Santa, a movimentação de tantas pessoas em torno dessa tradição, a fé e a devoção, essas, duas das principais características do Reinado, sensibilizam a comunidade em relação às doações e à necessidade de contribuirmos com o próximo. As nossas ações ganham força e visibilidade nesta época, sendo possível ajudar mais aos que precisam”, comentou.

 

Prefeitura apoia o Reinado

 

Em 2017, R$ 70 mil foram liberados para a realização da festa, tombada como Patrimônio Imaterial do Município desde 2015. O valor é maior do que o repasse autorizado em 2016 e permite à Associação Sete Guardas de Nossa Senhora do Rosário comprar materiais, instrumentos, roupas e até os alimentos que garantem a fartura no dia 15 de agosto, data em que milhares de pessoas se reúnem no Alto do Rosário.

 

 

Dia de Nossa Senhora do Rosário

 

 

Terça-feira, 15 de agosto, é feriado municipal no Dia de Nossa Senhora do Rosário. Nessa data, a festa começa cedo, com o café comunitário na casa da Rainha Santa Efigênia, Dona Sãozinha, no Santo Antônio, e da Rainha Conga, Dona Maria Ana, no bairro das Graças. Às 09h, missa e procissão, contornando a praça da Igreja do Rosário e a sede das Sete Guardas, e o cortejo com os andores dos santos patronos do Reinado, saindo da casa de Dona Sãozinha. Os devotos se concentram a partir das 18h em frente ao altar para a celebração eucarística.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.