COMPARTILHAR

Unidade de Estratégia de Saúde da Família de Santanense mobiliza comunidade para a importância da amamentação

 

 

Este mês é de campanha pelo aleitamento materno. A mobilização, denominada Agosto Dourado, faz parte do calendário mundial e chegou a Itaúna por meio de ações desenvolvidas dentro do programa Estratégia de Saúde da Família – ESF. Na unidade de Santanense, várias atividades foram executadas ao longo de uma semana para destacar a importância da amamentação, lembrada pela cor que está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite humano.

 

A equipe do ESF buscou o envolvimento de toda a comunidade no trabalho de sensibilização a respeito do tema. Em parceria com o Centro Educacional Infantil Maria Madalena Fonseca Penitente foi promovido um encontro para a conscientização das famílias. Grupos de gestantes e de mães também participaram da campanha, encerrada na sexta-feira, 11, com uma caminhada que passou pelas principais ruas do bairro e terminou na Praça Juvenal Pereira.

 

“É muito importante falarmos sobre o assunto e orientarmos a população, pois, o aleitamento materno aumenta a qualidade de vida das mães e dos bebês. Portanto, está dentro das nossas funções conscientizar. Por isso aderimos a essa mobilização, feita de maneira alegre, colorida, com grande receptividade e participação”, comentou a enfermeira Lucimeire Feliciano, coordenadora da unidade de saúde de Santanense.

 

O médico Saulo Corradi Bechelaine, responsável pela Atenção Primária no bairro, esteve presente durante as atividades e aproveitou a oportunidade para reforçar entre os usuários da rede a necessidade de atenção ao tempo preconizado para a amamentação. “É uma questão de saúde, para a mulher e para a criança, que deve ser alimentada exclusivamente com o leite materno até os seis meses de idade e pelo menos até os dois anos, como complemento. A prática é uma prevenção para ambos, pois fortalece o neném, diminuindo as doenças e reduz até mesmo os riscos de câncer de mama. Não há nenhum prejuízo, são só benefícios”, alertou.

 

 

Mais ação
A Secretaria Municipal de Saúde intensificou também a abordagem às gestantes. As cadastradas para receber o acompanhamento de pré-natal na unidade de ESF em Santanense participaram de um encontro que antecipou o tema da campanha este ano “A vida agradece, doe leite materno”, com foco no reforço às estratégias de solidariedade às mães que produzem menos leite e no incentivo à amamentação.

 

Conteúdo audiovisual

 

Acesse o canal da Prefeitura de Itaúna no Youtube e veja como foi a passeata de sensibilização para o aleitamento materno. O conteúdo está disponível para veiculação.

 

 

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.