COMPARTILHAR

Sábado, 26 de agosto, é Dia D de vacinação na área urbana

 

 

A Gerência de Vigilância em Saúde apresentou nesta segunda-feira, 21, o boletim sobre a primeira fase da Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada entre os dias 07 e 11 de agosto, na zona rural. A etapa foi concluída com êxito, uma vez que as equipes do Setor de Zoonoses imunizaram, em todas as comunidades, 5.553 animais, entre os quais, 5.067 cães e 486 gatos. A meta estabelecida para o departamento era de vacinar 4.200 bichinhos.

 

 

Para garantir a proteção aos cães e gatos da área urbana, haverá o “Dia D”, no sábado, 26, em todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família – ESF, das 08h às 17 horas. Para ampliar e facilitar o acesso à imunização serão montados quatro pontos de apoio, nos bairros Aeroporto, Santa Edwiges, Veredas e Leonane, na data. Os animais devem ser levados aos locais por adultos, com o cartão, e dentro de caixas de transporte ou na coleira.

 

 

Prevenção garantida

 

 

A vacina protege contra a raiva e evita a transmissão da doença aos seres humanos. A enfermidade pode afetar o sistema nervoso central e evoluir para óbito. Devem ser imunizados bichinhos com mais de três meses e não há contraindicações. Mas, existem ressalvas em relação ao comportamento da fêmea prenhe, que pode dificultar a aplicação.

 

 

A recomendação, para evitar riscos, que incluem até a perda dos filhotes, é para que os donos aguardem passar a gestação. É importante lembrar que as doses são garantidas a todos os cães e gatos no período previsto para a campanha, sendo que, os que perderem o prazo, dependerão das sobras depois do Dia D. Ao todo, o Setor de Zoonoses espera alcançar 21 mil animais com a campanha. Mais informações pelo telefone 3241.4999 (ramal 226) ou 3242.9606.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.