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Consumidores devem manter os dados cadastrais atualizados para receber os comunicados da companhia

 

A Cemig possui a maior rede de distribuição de energia elétrica da América do Sul, com mais de 520 mil quilômetros de linhas e redes, e para garantir a qualidade do serviço de fornecimento para consumidores, a empresa faz periodicamente manutenção na rede de distribuição.

A Cemig procura realizar as intervenções no sistema sem prejudicar o fornecimento de energia para a população, mas, em alguns casos, por questão de segurança, o desligamento da rede elétrica é necessário . Por dia, a Cemig realiza, em média, cerca de 150 intervenções na sua rede de distribuição, o que significa aproximadamente 4.500 manobras por mês. O tempo de duração de uma interrupção programada varia de acordo com a complexidade do serviço a ser executado, mas, duram apenas o tempo estritamente necessário.

 

O engenheiro Galdino da Silva Mendes Neto, do Centro de Operação da Distribuição da Cemig, explica para que serve esse procedimento. “O desligamento programado é a interrupção da energia elétrica para melhoria e expansão da rede de distribuição. Esses desligamentos são necessários para garantir a segurança dos clientes e dos funcionários da Cemig que realizam os serviços. Aqueles clientes que possuem endereço eletrônico cadastrado na empresa são avisados por e-mail ”, afirma.

 

De acordo com Galdino Mendes, da Cemig, a empresa planeja para que as intervenções tenham menor impacto aos consumidores. “Quando possível, realizamos os serviços necessários sem desligamento da rede elétrica, aplicando a metodologia denominada Linha Viva, sem que os clientes percebam que houve alguma intervenção, já que não houve desligamento da energia. Entretanto, quando o desligamento é inevitável procuramos minimizar os transtornos à população em geral, exemplo disso é execução de serviços em áreas de movimento intenso (hipercentros) durante os fins de semana”, afirma. Já quanto à duração, depende do tipo de serviço a ser feito, como por exemplo uma troca de transformador, envolvendo substituição de poste e cabos, pode levar até cinco ou seis horas, pois o serviço é complexo e exige muito cuidado e atenção.

 

Durante os meses de menor incidência de chuvas, as equipes da Cemig executam os serviços programados de maior porte. De acordo com Galdino Mendes, é nesse período que as obras mais complexas são intensificadas e, portanto, é necessário desligar trechos maiores. “Aproveitamos essa época do ano porque o cancelamento dos serviços programados tem menor probabilidade de ocorrer, já que há menor incidência de ocorrências emergenciais. E essas obras reforçam o sistema elétrico para o período chuvoso, aumentando ainda mais a sua confiabilidade”, explica.

 

Antes de executar serviços de melhoria ou manutenção em que seja necessário desligamento da rede elétrica, a concessionária de energia emite um comunicado aos clientes que serão impactados. A Cemig faz isso dias antes da intervenção por diversos meios de comunicação. Os consumidores usuários de equipamentos de suporte à vida são comunicados também por escrito. Contudo, ressalta que a melhor maneira de o cliente se informar sobre os desligamentos programados da Cemig é por meio do cadastro de e-mail no Cemig Atende localizado site da empresa: www.cemig.com.br

 

“A Cemig notifica também por carta impressa, mas, se o cliente possui e-mail cadastrado na companhia, o aviso é enviado pelo endereço eletrônico, que é mais prático e ecologicamente correto”, afirma.

 

Dados atualizados
Os clientes da Cemig com dados atualizados têm algumas vantagens, como o recebimento de avisos de interrupções programadas por e-mail. “Nesses casos, a Cemig envia o aviso da intervenção programada, com antecedência mínima de 72 horas, informando a data, horário e duração em que suspensão é necessária, para que o cliente possa se programar”, ressalta Galdino Mendes. O diferencial é o recebimento da informação de forma imediata e segura, sem riscos de extravios ou recebimento tardio da informação.

 

Outra facilidade é o envio da conta de energia por e-mail, caso o cliente opte por esse serviço. Com a eliminação da entrega da fatura no endereço do consumidor, o cliente evita extravio e atrasos na entrega da conta, bem como a cobrança de multa e juros por atraso de pagamento. A fatura por e-mail contribui ainda para a preservação ambiental, já que evita a derrubada de árvores. O arquivamento e organização da fatura digitalizada enviada por e-mail também é muito mais fácil e simples.

 

Em relação às empresas, a Cemig recomenda que elas cadastrem no site Cemig Atende uma caixa de e-mail corporativo para que várias pessoas tenham acessos aos comunicados emitidos pela companhia e com isso garanta que o aviso possa ser lido e encaminhado às pessoas responsáveis por essa informação.

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