COMPARTILHAR

Projeto em fase de estudo visa oferta de cursos de graduação e pós-graduação gratuitamente

 

 

Ampliar o acesso da população ao ensino em nível superior está entre as propostas da atual administração. Nesse sentido, estão adiantadas as conversas para a chegada em Itaúna do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG. A demanda foi levada à reitoria da instituição de ensino, em reunião no gabinete do deputado federal Jaime Martins, em Belo Horizonte. Participaram do encontro com o reitor do IFMG, Kléber Glória, e o pró-reitor, Carlos Bernardes Rosa Júnior, a secretária municipal de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo, o procurador-geral do Município, Jardel Carlos Araújo, e o presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto, o Hakuna.

 

 

O resultado da audiência foi bastante significativo. Entre os acordos firmados, a realização de convênio para a oferta, a princípio, de cursos de extensão aos educadores da rede pública municipal. As capacitações serão ministradas na unidade do IFMG na capital mineira, e uma pesquisa já vem sendo realizada para verificação das preferências em relação aos conteúdos e horários.

 

 

E, muito além dessa iniciativa, que já garantirá muitos benefícios para os professores, pedagogos, entre outros profissionais da área, as articulações incluem a instalação de um polo do Instituto Federal de Minas Gerais na cidade. De acordo com a secretária de Educação, a proposta é de que sejam oferecidos cursos de graduação e pós-graduação semipresenciais e totalmente gratuitos. Junto aos estudos para a concretização da medida é avaliada a disponibilização de um prédio, já em uso pela administração, para abrigar a estrutura, como contrapartida do Município.

 

 

O projeto tem apoio do deputado federal Jaime Martins, que já colocou o assunto em pauta em Brasília e junto à diretoria do IFMG. Em visita recente à cidade, quando participou da inauguração do Centro de Referência de Assistência Social Prefeito Francisco Ramalho, o CRAS II, no Morada Nova, o parlamentar reforçou o compromisso para que a demanda de Itaúna seja atendida. “Estamos muito otimistas e trabalhando intensamente para que mais esse sonho se torne realidade. Acreditamos que dessa união de esforços sairá uma grande conquista”, comentou Alessandra.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.