COMPARTILHAR

Pensando no conforto e segurança dos fiéis, uma das principais melhorias será a realização de missas dentro e fora da igreja alternadamente, no dia 12 de outubro

 

 

A tradicional festa em honra à Padroeira do Brasil está sendo organizada pela Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Itaúna, e, para este ano, foi preparada uma extensa programação religiosa, voltada para os devotos que participam anualmente das festividades. A expectativa é de que mais de 30 mil pessoas passem pela igreja ao longo dos 12 dias de evento e, por esse motivo, foram realizadas adequações no cronograma, levando-se em consideração questões de segurança e exigências dos órgãos fiscalizadores.

 

 

Uma das principais melhorias nesta edição é a limitação de público dentro das dependências da igreja durante as celebrações. Pensando no conforto e segurança dos fiéis, uma equipe de apoio será responsável pelo controle de acesso das pessoas. Desta forma, especialmente no dia 12 de outubro, data dedicada à Nossa Senhora Aparecida, as missas serão realizadas alternadamente dentro e fora da igreja, onde será montada uma estrutura especial com telões e cadeiras para a realização das celebrações externas.

 

 

A programação

As comemorações terão início no dia 01 de outubro com uma carreata, que sairá da praça da igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Lourdes, às 16 horas, e percorrerá as ruas da cidade com a imagem da Santa. Logo após, haverá celebração eucarística campal, presidida pelo padre Rodrigo Botelho.

 

 

Ao longo dos demais dias de festa, haverá sempre a celebração de missas com padres de Itaúna e região, antecedidas pela oração do novenário de Nossa Senhora Aparecida. Nos dias 02, 03, 04 e 05, as celebrações serão realizadas às 19 horas. No dia 06, primeira sexta-feira do mês, será realizada a exposição do Santíssimo Sacramento durante todo o dia para a adoração dos fiéis. Neste dia, haverá uma missa às 7h e outra às 19h. Nos dias 07 e 08, sábado e domingo, as celebrações serão às 18 horas; já nos dias 09, 10 e 11, serão às 19 horas.

 

 

O ponto alto das comemorações se dá no dia 12 de outubro. Nesta data, serão realizadas missas ao longo de todo o dia para atender ao grande número de devotos. A primeira celebração eucarística está marcada para às 4h. Posteriormente, será realizada outra missa às 6h, depois às 8h e às 10h. Às 12h, a celebração será voltada para as crianças, já que também se celebra o Dia das Crianças. Às 13h30, a Cia Descarga de Comédia fará uma apresentação na praça da matriz, voltada para o público infantil.

 

 

Dando sequência à programação, será realizada uma missa às 15h. E, às 17h, terá início a procissão solene com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelas ruas do bairro. A programação religiosa da festa se encerra com a missa campal, logo após a procissão.

A Paróquia

 

 

A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, localizada em Itaúna (MG), completa, em 2017, 21 anos de existência e é composta pelas comunidades de Santo Antônio, Santa Bárbara, São Sebastião, Nossa Senhora de Lourdes e Santo Antônio da Barragem. A matriz- de mesmo nome da paróquia e situada no bairro de Lourdes- é a sede da já tradicional festa em homenagem à Padroeira do Brasil.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.