COMPARTILHAR

A Visita Pastoral é uma visita canônica, portanto uma visita oficial, de cunho pastoral e jurídico, que o bispo diocesano faz à diocese toda, ao menos a cada cinco anos (CDC 396). Na Visita Pastoral, o bispo realiza seu ministério, conhece e é conhecido pelo Povo de Deus, procurando viver conforme nos diz o evangelista São João 10, 27: “Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem”. É o pai que vai ao encontro de seus filhos espirituais.

 

 

O bispo, como pastor, exerce, na Visita Pastoral, o seu múnus de ensinar, santiicar e reger, levando às comunidades o mandamento: “O Senhor visitou e redimiu o seu povo” (Lc 1, 68). É o momento para o bispo conhecer e amar aqueles a quem o Espírito de Deus o chamou para servir. É um tempo de graça e momento especial para o encontro e diálogo do bispo com os padres e fiéis.

 

 

Por isso, sua presença na Paróquia deve ser um sinal da presença do Senhor que visita o seu povo na Paz. A presença do bispo na comunidade paroquial revela a importância e beleza do testemunho de comunhão da Igreja à volta do seu bispo e da unidade da Igreja universal com sua Santidade o santo Padre, o Papa.

 

 

 

A Visita Pastoral traz benefícios espiritual e eclesial ao Povo de Deus. Todos são chamados a se envolverem na preparação de tamanho acontecimento. Ela deve ser vista como forma de articulação da pastoral de conjunto. É momento privilegiado para concretizar a Ação evangelizadora, colegial e orgânica, para que todos sejam um em Cristo.

 

A Visita Pastoral permite ao bispo avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral; a tomar conhecimento de tudo, dos passos concretizados e das dificuldades existentes no trabalho de evangelização.

 

Nos próximos dias 22, 23 e 24 de setembro, Dom José Carlos fará mais uma Visita Pastoral. Agora, na Paróquia de São Pedro, em Divinópolis.

 

Essa será a 13ª Visita Pastoral de Dom José Carlos. Veja como foram as quatro primeiras Visitas Pastorais do Bispo:
Paróquia de Santo Antônio – Igarapé
Paróquia de São Bento – Itapecerica
Paróquia de Sant’Ana – Itaúna
Paróquia de Nossa Senhora da Piedade – Pará de Minas
Paróquia de Nossa Senhora da Saúde – Perdigão
Paróquia do Senhor Bom Jesus – Divinópolis
Paróquia de São Joaquim – São Joaquim de Bicas
Paróquia de São Sebastião – Florestal
Paróquia de São Vicente de Paulo – Divinópolis
Paróquia de São Pedro – Pará de Minas
Paróquia de São Sebastião – Araújos
Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Camacho

 

Confira a programação da 13ª Visita Pastoral de Dom José Carlos:

 

 

Dom José Carlos, ainda, fará algumas Visitas Pastorais neste final de ano. No terceiro final de semana de outubro, ele estará na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Itaúna. Já, no segundo final de semana de novembro, ele estará realizando uma Visita Pastoral na Paróquia Sagrada Família, em Divinópolis. E, por fim, no terceiro final de semana de dezembro, estará na Paróquia Santo Antônio, em Igaratinga, realizando a sua 16ª Visita Pastoral.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.