COMPARTILHAR

Contratação de mais médicos gera aumento no número de atendimentos e reforça necessidade de medida pioneira adotada pela Prefeitura

 

 

As estratégias de promoção da saúde da mulher ganharam reforço, em Itaúna, com a inauguração de um centro exclusivo para o atendimento das usuárias da rede municipal. O Espaço da Mulher, com seis salas amplas e adequadas às necessidades dos serviços, será referência para as áreas de ginecologia e obstetrícia, com consultas e encaminhamentos para realização de exames, além de ser um ponto centralizador do acolhimento às grávidas para o pré-natal, a partir dos seis meses de gestação e nos casos de alto risco.

 

 

A abertura do Espaço da Mulher, na manhã desta terça-feira, 17, amplia a cobertura de serviços na Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado, que conta com mais três especialistas para o atendimento mais ágil e humanizado no setor. A chegada desses profissionais à rede, a partir deste ano, aumentou em mais de 40% o número de atendimentos especializados em ginecologia e obstetrícia, saltando de 2.430 procedimentos no primeiro quadrimestre para 3.560, no segundo período do ano.

 

 

“A inauguração desse Espaço é algo que nos deixa muito satisfeitos porque foi identificado desde o primeiro dia de trabalho que esta é, de fato, uma demanda da sociedade. As mulheres de Itaúna merecem essa atenção da Prefeitura e vão poder contar com um serviço cada vez mais capaz de atender às necessidades de todas”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria. O gestor aproveitou a oportunidade para lembrar sobre a importância do momento de inauguração do centro. “Estamos em meio às ações de conscientização do Outubro Rosa, época em que os serviços de saúde reforçam o atendimento às demandas das pacientes. Em Itaúna, a Prefeitura está indo além, ampliando o acolhimento e garantindo o pleno funcionamento das estratégias de prevenção e promoção da saúde durante todo o ano”, finalizou.

 

 

Ampliação da assistência

O vereador Hudson Bernardes, líder do Governo na Câmara, destacou os avanços promovidos pela Prefeitura de Itaúna no setor da saúde. Segundo ele, a ampliação das especialidades médicas, a implantação do plantão de Neurologia no Pronto Socorro 24 horas e a incorporação do Teste do Olhinho na rede pública municipal evidenciam a necessidade crescente de investimentos para o atendimento do maior número de pessoas. “Estou vendo e acompanhando o empenho da administração municipal para mudar, para melhor, a realidade da saúde em Itaúna, onde a demanda é grande e a cobrança por serviços só aumenta”, analisou.

 

 

O vereador Lacimar Cezário da Silva, o Três, secretário da Comissão Parlamentar de Saúde e Saneamento, expôs as conquistas conseguidas pelo Município para o setor e parabenizou a atual gestão pelas conquistas alcançadas em prol da sociedade. “Como parlamentar e membro da Comissão tenho que parabenizar o empenho e êxito da administração na condução das políticas públicas na área de saúde e por conseguir, em menos de dez meses de trabalho, concretizar serviços que são cobrados pela população e são de grande relevância para o conjunto da sociedade”, afirmou, destacando o empenho da Prefeitura para a habilitação do Centro de Oncologia, pelo Ministério da Saúde; e a expectativa de melhoria na prestação de serviços do Pronto Socorro 24 horas, a partir da assunção dos serviços pelo Hospital Manoel Gonçalves.

 

 

O prefeito Neider Moreira conduziu a cerimônia de inauguração do Espaço da Mulher, ao lado da primeira-dama de Itaúna, Daniela Cristina Nogueira Melo. Neider expôs o momento de fragilidade da política nacional, com reflexos significativos na estagnação econômica, que dificulta o crescimento e desenvolvimento dos municípios e impede os avanços planejados. “Vivemos uma realidade de queda de arrecadação de impostos que, em 2017, será 7% menor que o projetado. Ou seja, executamos os mesmos serviços e ampliamos alguns com a receita abaixo da expectativa. Esse é o resultado de uma gestão séria, que priorizou a construção de novos arranjos, indispensáveis para garantir mais benefícios para o conjunto das pessoas e dos servidores”, explicou.

 

 

Participações
O ato oficial de inauguração do Espaço da Mulher foi prestigiado pelo vice-prefeito Fernando Franco; a secretária-adjunta de Saúde, Vanésia Bernardes; os secretários de Administração, Dalton Nogueira; Assistência Social, Élvio Marques da Silva; Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo; Planejamento e Desenvolvimento, Diógenes Vilela; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Mariano de Souza, o Mussum; além de representantes de instituições, servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.