COMPARTILHAR

A mesa diretora da Câmara Municipal de Itaúna composta nesta sessão pelo presidente da Câmara, Márcio Gonçalves Pinto – Marcinho Hakuna, pelo vice-presidente, Giordani Alberto Carvalho e pelo secretário, Antônio José de Faria Júnior – Da Lua – comandou a sessão plenária ocorrida na última terça-feira (17/10/17).

 

 

Confira alguns pedidos de informações, assuntos debatidos e projetos propostos pelos vereadores da casa:

 

 

Alex Artur – asfaltamento das ruas José Bianco, Nelson Nogueira Araújo, Alberto Herculano, Angelina Guimarães, Benvindo Rodrigues, Conceição Mendes Nogueira, David Gonçalves Campos, Francisco Viana Filho, Jesus Alves da Silva, José Bernardino e Pedro Eugênio, bairro Garcias; asfaltamento das ruas Antônio Alves Rodrigues, José Câncio Borges, Olinto Rocha, Laci Nogueira de Assis, Joaquim Salomé, Tarcício Lopes de Camargos, Maria Rosa Magalhães e Francisco Viana Filho, bairro Aeroporto; recapeamento das ruas do bairro Aeroporto; recapeamento das ruas do bairro Cidade Nova; pintura das traves e em volta do alambrado do campo de futebol do Lixão, no bairro Santanense; implantação de traffic-calming nas ruas das comunidades rurais de Itaúna; contratação de jardineiros para manutenção, limpeza e capina das praças das comunidades rurais; parabenizou ao vice-prefeito Fernando Franco, ao secretário da Saúde, Fernando Meira, ao secretário de Esportes, Gustavo Barboza e a toda a equipe pelo atendimento às indicações e trabalhos realizados; sugeriu a contratação de zeladores para as praças da cidade; alertou para a necessidade de trocas de lâmpadas queimadas em toda a cidade e que a falta delas propiciam ambientes favoráveis à prática de crimes.

 

 

Alexandre Campos – enviou o memorando nº 16/2017, informando de sua viagem à Rússia, para participar do 19º Congresso Mundial da Juventude e Estudantes, justificando sua ausência na presente reunião. Pediu informações sobre o combate de endemias no Município; sobre a aplicação da Lei Municipal 5168/2017, que proíbe o acúmulo de funções aos motoristas e cobradores dos ônibus de transporte coletivo de Itaúna; sobre a arrecadação do Município de janeiro de 2017 até a presente data, e sobre o número de servidores lotados na Administração Municipal; solicitou memoriais descritivos das ruas dos bairros Alaita, Eldorado, Fundão, João Paulo II, Olímpio Moreira, Palmeiras e Vila Santa Maria; pediu informações sobre o contrato celebrado pela Prefeitura com a empresa BR Sinalizadora Eireli EPP, bem como sobre o material usado pela empresa na pintura de faixas viárias; solicitou melhorias nas vias principais das comunidades rurais, principalmente nas comunidades de Lopes e Angicos; asfaltamento da Rua Augusto Moreira (Santo Antônio); calçamento da rua principal da comunidade rural de Campos.

 

 

Anselmo Fabiano – parabenizou a vereadora Márcia Cristina pelos projetos, conquistas e dedicação à área da saúde; parabenizou o vereador Joel Arruda pela constante apresentação de projetos que valorizam a vida humana; agradeceu ao vice-prefeito, Fernando Franco, pelas obras nas estradas rurais do Retiro dos Farias.

 

 

Antônio José de Faria Júnior – Da Lua – solicitou a substituição de tampa de bueiro na Av. Jove Soares, em frente a Progás; substituição de tampa de bueiro na praça da comunidade rural dos Campos; instalação de dois traffic-calmings na Praça dos Ipês, bairro São Geraldo.

 

 

Antônio de Miranda – solicitou à Secretária Municipal de Educação, sra. Alessandra Nogueira S. Araújo, que analise a possibilidade de ceder um ônibus aos estudantes do Ensino Médio da Escola Padre Turkenburg para uma viagem cultural à cidade de Ouro Preto; solicitou memoriais descritivos das ruas do bairro Vale das Arueiras e do bairro Santiago 2; asfaltamento das Ruas Andressa Cristina de Resende, José Medeiros, Heli Rodrigues, Albes Rodrigues, e Pedro Ferreira Vilaça, no bairro Veredas II; asfaltamento das ruas Divino Alves Magalhães e José Antônio de Oliveira, bairro Leonane; asfaltamento da Av. Dr. Walter Mendes Nogueira; alteração do itinerário de transporte coletivo que atende o bairro Novo Horizonte, estendendo o atendimento aos domingos e feriados; pediu atenção para solucionar os problemas de prostituição e drogas na Praça da Estação, em que segundo reclamações dos moradores, estão aumentando; pediu a troca de lâmpadas queimadas em toda a cidade, principalmente no bairro Santanense; agradeceu ao vice-prefeito Fernando Franco pela realização de obras para captação pluvial na Rua José de Alencar (Irmãos Auler); alertou para a necessidade de um PSF no bairro Santa Edwiges; pediu que sejam instalados quebra-molas na Rua Serjobes Marinho (Vitória).

 

 

Giordane Alberto – parabenizou o vereador Joel Arruda pela constante apresentação de projetos que valorizam a vida humana; agradeceu ao vice-prefeito Fernando Franco, pelo início das obras de captação pluvial na região do bairro Irmãos Auler.

 

 

Gláucia Santiago – solicitou a instalação de postes de iluminação maiores na estrada que liga a MG-050 à comunidade rural do Brejo Alegre; captação pluvial no bairro Três Marias; instalação de banheiro público na Praça Dr. Augusto Gonçalves, Centro; ressaltou a necessidade de instalação de um banheiro público na praça da Matriz; citou que em breve deverá conseguir uma verba de 300 mil reais para reforma de escola no bairro Itaunense; pediu ajuda na divulgação do projeto de doação de sangue que acontecerá na Escola Dr. Augusto Gonçalves, no dia 11 de Novembro das 08 ás 17h, sendo uma parceria entre o curso de medicina da Universidade de Itaúna, do Terço da Fé e do Hemominas; alertou que já estão abertas as inscrições para o Castramóvel e que a castração dos animais ocorrerá nos dias 07, 08, 09 e 10 de Novembro.

 

 

Gleison Fernandes – parabenizou a vereadora Márcia Cristina pelas conquistas e dedicação à área da saúde.

 

 

Hudson Bernardes – solicitou memoriais descritivos das ruas da comunidade rural de Campos; alertou para a necessidade de uma campanha na zona rural conscientizando sobre o uso de água e da possível escassez deste recurso nestas áreas; parabenizou a Prefeitura pela inauguração do Espaço Mulher na Policlínica Dr. Ovídio, que deverá contar com um expressivo aumento em atendimentos às mulheres da cidade.

 

 

Iago Souza – parabenizou o vereador Joel Arruda pela constante apresentação de projetos que valorizam a vida humana.

 

 

Joel Arruda – alertou para a necessidade de uma campanha na zona rural conscientizando sobre o uso de água e da possível escassez deste recurso nestas áreas.

 

 

Lacimar Silva – pediu informações sobre a documentação do loteamento urbano denominado “Bairro Sion”; solicitou Operação tapa-buracos nas ruas do bairro João Paulo II; alteração e ampliação da linha de ônibus que atende o bairro João Paulo II; parabenizou a Prefeitura pela inauguração do Espaço Mulher na Policlínica Dr. Ovídio, que deverá contar com um aumento em mais de 40% em atendimentos de ginecologia, osbstetricia, etc.

 

 

Márcia Cristina – solicitou a prestação de contas da economia realizada com a regionalização do Samu nos dois últimos meses; pediu informações sobre o custo da locação da aparelhagem do laboratório da Policlínica Dr. Ovídio Nogueira Machado, bem como os relatórios de atendimentos realizados; solicitou a troca de lâmpadas em postes da comunidade rural de São José de Pedras; asfaltamento de parte da Av. São João; agradeceu ao prefeito Neider Moreira, ao secretário da Saúde, Fernando Meira e os servidores da área da saúde, por terem respondido à seu pedido e trabalharem na sexta-feira (16/10) e pelos atendimentos prestados à população.

 

 

Otacília Barbosa – reiterou o pedido de informação enviado via Ofício CMI nº 263/2017, acerca de nota fiscal emitida pela Cooperativa de Transportes Urbano e Rural Ltda – Coopertur, por meio do Processo 323/2017; solicitou cópia do relatório do controle interno sobre as despesas com locação realizadas pelo Município; parabenizou o secretário de Esportes, Gustavo Barboza, pela obra do passeio em torno do Estádio José Flávio; cobrou do Executivo uma posição final sobre o Concurso Público de 2016 e uma resolução para a contratação dos aprovados neste concurso.

 

 

Silvano Gomes – agradeceu ao servidor Caio e ao vice-prefeito, Fernando Franco pela atenção dada ao bairro Veredas, nas obras de captação pluvial.

 

 

Mamonal

 

Os vereadores pediram que seja agilizada e revista a situação do fornecimento de água potável do SAAE para o Mamonal, visto que os moradores da região estão com grande necessidade de abastecimento de água neste bairro;

 

 

Voto de Pesar

Do edil Antônio José de Faria Júnior, pelo falecimento de Nazira Luiza da Silva.

 

 

Voto de Congratulações

Do edil Antônio de Miranda Silva, para os alunos e professores da área de linguagem do Serviço Social da Indústria (Sesi Itaúna), responsáveis pelo Sarau Literário “Toda Forma de Amor”.

 

 

– Do edil Anselmo Fabiano Santos, para com o jovem Vítor Eduardo de Queiroz Silva, pela sua valorosa contribuição para o Xadrez de Itaúna e região.

 

 

Tribuna Livre

A Tribuna Livre foi ocupada pela requerente sr. Wesley Souza Morais, com o tema: “Arrecadação de Alimentos nos Bairros”.

 

 

Participação Popular

As participações populares ficaram a cargo da Associação dos Moradores do Bairro Santa Edwiges, através da requerente, srª. Daniela Maria dos Santos, com o tema: “Acesso a Serviços no Bairro e Suas Melhorias”; do sr. Francisleno Nogueira Dias, com o tema: “Bom Senso” e do sr. José Alves Capanema Júnior, com o tema: “XI Parada Gay de Itaúna”.

 

 

Projetos Votados

PLO 121 2017 – Projeto de Lei Ordinária

DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA FEIRART ARTESANATOS E PRODUTOS ORIUNDOS DE PRODUÇÃO FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE ITAÚNA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

 

 

Aprovado por unanimidade.

PLO 113 2017 – Projeto de Lei Ordinária

DISPÕE SOBRE A ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO EM CONCURSOS PÚBLICOS PARA DOADORES DE MEDULA ÓSSEA E DE SANGUE

 

Pedido de vistas pelo vereador Hudson Bernardes aprovado por unanimidade.

 

PLO 122 2017 – Projeto de Lei Ordinária

DENOMINA LOGRADOURO PÚBLICO: “RUA JOSÉ DE FARIA FILHO”

Aprovado por unanimidade.

 

 

PLO 123 2017 – Projeto de Lei Ordinária

DENOMINA LOGRADOURO PÚBLICO: “RUA JAIR BELARMINO DINIZ”

Aprovado por unanimidade.

 

 

PLO 124 2017 – Projeto de Lei Ordinária

DISPÕE SOBRE A DIVULGAÇÃO DAS LISTAGENS DOS PACIENTES QUE AGUARDAM POR CONSULTAS COM ESPECIALISTAS, EXAMES E CIRURGIAS NA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ITAÚNA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Aprovado por unanimidade.

 

 

PLO 128 2017 – Projeto de Lei Ordinária

INSTITUI, NO CALENDÁRIO OFICIAL DO MUNICÍPIO, O “DIA DO NASCITURO” E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Aprovado por unanimidade.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.