COMPARTILHAR

Município é avaliado com o segundo melhor do interior de Minas e a 11ª cidade do Brasil

 

 

Itaúna está entre as 50 cidades do Brasil que “dão aula em planejamento urbano”, conforme publicação da revista Exame, em matéria veiculada na edição do dia 12 de outubro. A publicação, embasada na classificação da Connected Smart Cities, da Urban Systems, por meio de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – apontou o município como o 11ª mais inteligente de todo o país e o segundo do interior do Estado, sendo Patos de Minas o primeiro colocado nessa categoria.
Para montagem do ranking de Urbanismo são considerados 13 critérios. Quatro deles têm a ver com locomoção: proporção entre ônibus e automóveis; idade média da frota do transporte coletivo e quantidade de veículos disponibilizados para esse serviço, por habitante; além da existência de outros meios.

 

Outros seis quesitos são referentes às leis de zoneamento e de operação urbana consorciada; plano diretor estratégico; emissão de certidão negativa e alvará on-line; vias pavimentadas e despesas municipais com urbanismo. A pontuação leva em conta ainda o fornecimento de água, rede de captação de esgoto e a arborização da cidade.

 

 

Destaque nacional
Em junho, o prefeito Neider Moreira esteve em São Paulo para receber por Itaúna o prêmio concedido à cidade pelo primeiro lugar no ranking Connected Smart Cities 2017 em Urbanismo, categoria até 100 mil habitantes. A classificação foi feita a partir de dados oficiais divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE e o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento – SNIS, do Ministério das Cidades. A premiação inédita reconheceu a gestão inteligente e conectada do Município, destacando o potencial de desenvolvimento de Itaúna, em comparação com as maiores do país.

 

A pesquisa é realizada desde 2015. Este ano, Itaúna foi reconhecida pela primeira vez através do estudo, que mapeou mais de 700 cidades e classificou as 100 mais desenvolvidas em um ranking geral, além de duas subdivisões: a primeira por faixa populacional – até 100 mil habitantes, de 100 mil a 500 mil e acima de 500 mil habitantes – e, a segunda subdivisão, por segmento, que apontou as cinco melhores nos quesitos mobilidade, urbanismo, economia, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, saúde, segurança, educação, governança e empreendedorismo.

 

O Município foi um dos 16, entre os 100 contemplados, que tiveram a oportunidade de apresentar os índices que elevam Itaúna a uma condição de destaque nacional com 100% dos domicílios urbanos com pavimentação no entorno e 100% de atendimento de abastecimentos de água; 100% de atendimento urbano de esgoto; e 100% de cobertura dos serviços de coleta de resíduos sólidos nos domicílios urbanos.

 

 

Plano Diretor
O ranking também reconheceu os esforços da atual gestão no processo de revisão do Plano Diretor. Elaborado pela atual administração, o documento que estabelece as diretrizes para o crescimento ordenado da cidade e está sendo construído com ampla participação popular. Ao longo dos últimos meses, foram realizadas mais de 50 oficinas, na primeira fase do processo, que incluiu ainda apresentação do projeto a representantes de conselhos e entidades de classe, vereadores, membros do Executivo e lideranças comunitárias, além de seis consultas populares.

 

O Plano Diretor, instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, obrigatório para municípios com população acima de 20 mil habitantes, foi instituído em Itaúna pela Lei Complementar n.º 49, de 21 de outubro de 2008. De acordo com a legislação federal e o Conselho da Cidade, a revisão é obrigatória a cada dez anos. O projeto está pronto para ser apresentado em audiência pública, marcada para 09 de novembro, a partir das 19 horas, no Teatro Sílvio de Mattos, que fica na rua Antônio Corradi, 55, Centro.

 

Link de acesso à matéria publicada pela Revista Exame: https://exame.abril.com.br/brasil/50-cidades-que-dao-aula-de-planejamento-urbano-no-brasil/

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.

1 COMENTÁRIO

  1. Não entendo como a cidade é tão premiada e não vemos em concreto os efeitos do ótimo planejamento, por exemplo.Na realidade,o que vemos é uma cidade imersa no caos: caos na segurança pública ( melhor dizer insegurança pública),caos de falta de medicamentos, caos no hospital,caos em escândalos de uso de bens públicos em prol de particulares,a exemplo do caminhão do Saae abastecendo uma casa e do malfadado pé de manga.Alguém pode me explicar?

Comments are closed.