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Com o objetivo de minimizar o número de interrupções e restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população e às empresas, durante o período chuvoso, a Cemig anunciou, nesta quinta-feira (26/10), que R$ 39 milhões foram investidos na melhoria e manutenção da rede de distribuição e no atendimento aos consumidores da Região Oeste de Minas Gerais.

 

Segundo o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, o período chuvoso, que começou em outubro e deve se estender até abril do ano que vem, estará sob influência do fenômeno La Niña, que se forma no Pacífico, e deverá ganhar força a partir de novembro, podendo provocar uma ligeira queda nas temperaturas em quase todo o estado, principalmente no Sul de Minas, Triângulo, Oeste e Zona da Mata. Com relação às chuvas, elas devem ficar acima da média histórica em quase todo o estado, exceto nas regiões Oeste, Central e Vale do Rio Doce, onde devem se manter próximas à média.

 

Ações realizadas
De acordo com o engenheiro do sistema elétrico, Luiz Renato Fraga Rios, a empresa inspecionou 82% de toda a rede urbana da região, e cerca de 16 mil árvores em conflito com a rede elétrica foram podadas. As equipes de manutenção fizeram a limpeza de faixa nas redes rurais, numa área superior a 7 mil quilômetros quadrados. Em toda a região oeste, 450 postes foram substituídos e 1.600 estruturas receberam manutenção. A empresa também está investindo na automação do sistema. A região conta agora com 630 religadores, equipamentos que são comandados remotamente e permitem agilizar o restabelecimento de energia durante ocorrências acidentais no sistema elétrico.

 

Além das ações preventivas já realizadas, a Cemig está investindo R$ 22 milhões na ampliação da capacidade do sistema com a implantação de uma nova subestação em São Sebastião do Oeste, que vai beneficiar diretamente o município de São Sebastião do Oeste e o Grupo Avivar e mais R$ 14,3 milhões na ampliação das subestações de Bambuí, Nova Serrana, Pompeú 2 e Carmo do Rio Claro.

 

“A Cemig está investindo em tecnologia para que a população receba energia com qualidade e segurança. As obras de reforço e ampliação do sistema de distribuição de média tensão vão aumentar a oferta de energia e permitir o acréscimo de mercado adicional, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região”, informa Luiz Renato.

 

Mobilização para atendimento
Além de todas essas ações e investimentos diretamente relacionados ao sistema elétrico, a Cemig conta com um serviço de meteorologia, que prevê a ocorrência de tempestades. A partir do alerta meteorológico, é redimensionado o número de atendentes do Fale com a Cemig e de equipes prontas para realizar os serviços de restabelecimento de energia, de forma a atender a demanda extraordinária que surge com as chuvas. As equipes de plantão são também previamente acionadas e posicionadas estrategicamente nas unidades da empresa, para atuar com maior agilidade.

 

Neste ano, dependendo da previsão meteorológica e dos efeitos causados por uma tempestade, até 1.100 empregados e mais de 240 veículos podem ser acionados. Além disso, a Cemig continua sendo a distribuidora de energia elétrica do Brasil com a maior central de atendimento a clientes. O Fale com a Cemig – 116 funciona 24 horas por dia, com capacidade para fazer mais de 220.000 atendimentos por dia, inclusive por meio do atendimento eletrônico.

 

Novo Centro de Operação
A Cemig inaugurou neste ano as instalações do novo Centro de Operação da Distribuição (COD), responsável pela operação da maior rede de distribuição da América do Sul, com mais de 500 mil km de extensão, e atendendo mais de 8,3 milhões de clientes. As novas instalações foram planejadas e construídas com a melhor tecnologia disponível, com duas fontes distintas de alimentação de energia e um grupo de geradoras a gás, trazendo ainda mais confiabilidade às operações. As redes de comunicação de dados e voz também foram aprimoradas com sistemas mais modernos e com maior disponibilidade.

 

Atualmente, o COD é responsável pela supervisão e controle da rede de distribuição da Cemig, com mais de 500 mil km de extensão, 16.796 km de linhas de distribuição, 393 subestações e 1.873 alimentadores de 13,8 kV. O Centro funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, monitorando o sistema elétrico e coordenando toda a demanda de serviços programados e emergenciais para as equipes de campo.

 

Canais de atendimento
O aplicativo Cemig Atende, disponível para smartphones e tablets, conta com 18 serviços, nos sistemas operacionais Android, IOS e Windows. A agência virtual, no portal da Cemig, também oferece diversos serviços com conforto, agilidade e segurança.

 

Dicas de segurança durante tempestades
A Cemig destaca alguns procedimentos básicos de segurança que devem ser adotados durante as tempestades:

 

· Alerta! Caso alguém se depare com um cabo partido, é imprescindível que se mantenha distante do local, se possível não permitindo que outras pessoas se aproximem, e ligue imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia.

 

· Retirar os equipamentos elétricos das tomadas, evitando riscos de queimar os aparelhos ou até à segurança das pessoas.

 

· Durante períodos de rajadas de ventos e descargas atmosféricas, as antenas de TV podem se desregular. Se isso acontecer, não suba nos telhados para ajustá-las, pelo risco de queda, de choque elétrico e de ser atingido por um raio.

 

· Se houver a necessidade de utilizar o telefone durante as tempestades, a melhor opção é o celular, desde que o aparelho não esteja conectado na tomada, ou o telefone sem fio.

 

· Evite a permanência em lajes altas ou locais descampados, jamais se abrigue embaixo de árvores e evite o uso do chuveiro elétrico.

 

· O raio provoca queimaduras gravíssimas e pode provocar parada cardiorrespiratória, que pode levar a pessoa à morte. Fique seguro!

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