COMPARTILHAR

Município reforça parceria com Emater para oferecer sementes, calcário e dar suporte ao homem do campo

 

 

Trabalhar pelo fortalecimento da agricultura familiar é um compromisso da administração municipal, que reforçou, neste ano, o Programa de Produção de Alimentos, junto da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater/MG. A parceria garante a distribuição, pela Prefeitura, de adubo e sementes aos pequenos produtores, e a oferta de serviços, com suporte o ano inteiro para preparação dos terrenos destinados às plantações.

 

 

São mais de 35 toneladas de insumos fornecidos gratuitamente ao homem do campo, entre os meses de setembro e novembro, época dos procedimentos para o plantio de milho e feijão, entre outros itens. Hoje já estão cadastradas 285 pessoas como beneficiárias da iniciativa, que começou com 78 inscritos. Em 2017, durante encontro para oficialização da entrega de 13 caminhões de calcário e terra, o coordenador da unidade da Emater em Itaúna, Adilson Nogueira, destacou que não se trata de uma ação assistencialista. “Isso faz parte de um programa consolidado, regulamentado por lei e muito importante, uma vez que 70% do que consumimos vem da agricultura familiar”, comentou.

 

 

O programa é executado em quatro etapas, sendo a primeira, a análise do solo. Depois, a Prefeitura disponibiliza maquinário para correção e adubação, disponibiliza o calcário e, por fim, as sementes.

 

 

“São medidas muito importantes para a economia. O serviço funciona plenamente, beneficiando muita gente. Esse incentivo é essencial, mas temos a convicção de que precisamos fazer mais, além de colocar as máquinas à disposição para os atendimentos e distribuir os insumos, pois, há necessidade de cuidar bem das estradas e deixá-las em condições adequadas, facilitando o escoamento da produção. O governo está atento a essas questões e trabalha para melhorar cada vez mais esse segmento”, afirmou o prefeito Neider Moreira, ao entregar os termos de doação de calcário aos 46 produtores que compareceram ao evento, na sede da Cooperativa dos Produtores Rurais de Itaúna.

 

 

O secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Diógenes Vilela, ressaltou a importância do funcionamento efetivo, a partir deste ano, da pasta que ocupa, não só para o fomento da atividade industrial, mas, com foco em todos os setores. “Dessa maneira, a administração conseguirá atingir os objetivos e contribuir para o crescimento, aumento da geração de emprego e renda e contribuindo para a construção de uma cidade melhor para todos”, concluiu.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here