Estudantes de quatro instituições participam da iniciativa
Alunos de quatro instituições de ensino da rede municipal são beneficiados com programa voltado ao aprendizado das técnicas de xadrez. Parceria firmada entre a Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, e a Fundação ArcelorMittal, viabilizou a execução do projeto, que visa incentivar a prática da modalidade, com foco, principalmente, no estímulo ao desenvolvimento da inteligência. O convênio contemplou as escolas Dona Maria Augusta de Faria, Dona Cota, Professora Celuta das Neves e Dona Dorica.
Os professores de Educação Física dos anos iniciais e finais, além dos articuladores do Tempo Integral, passaram por uma capacitação de 16 horas com membro da Federação Mineira de Xadrez. Em seguida, foi ministrada oficina de uma semana, para que o profissional encaminhado pela Fundação ArcelorMittal pudesse dar início ao trabalho junto aos estudantes. As unidades educacionais receberam tabuleiros, camisas, manual de instruções, relógios e quadro didático, usado pelo instrutor durante as aulas para melhor compreensão dos jovens enxadristas.
“A iniciativa incluiu a realização de situações com problemas e estratégias, trabalhando o respeito ao próximo, regras e limites, sendo muito importante para o ambiente escolar, porque facilita o aprendizado, a concentração e memorização. Mais uma grande conquista, um grande passo rumo ao objetivo da administração, que é tornar a Educação de Itaúna cada vez melhor e mais inclusiva”, comemorou a secretária, Alessandra Nogueira Santos Araújo.
Assessoria de Comunicação