COMPARTILHAR

Ação realizada em parceria com a Secretaria de Saúde reforça campanha de prevenção ao câncer de próstata

 

 

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou na sexta-feira, 24 de novembro, uma série de ações para conscientizar os servidores da autarquia sobre a prevenção ao câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce. As atividades integraram a programação do Governo de Itaúna para o movimento Novembro Azul, realizado anualmente, com foco na saúde do homem.
Cerca de 180 funcionários, na faixa etária entre 18 e 70 anos, participaram da ação, que reforçou as estratégias adotadas pela autarquia, ao longo do mês, com informativos nos quadros de avisos a respeito também de outros tipos da doença mais comuns no universo masculino, como bexiga, pênis, testículos e ânus. Foi disponibilizada uma urna para perguntas e oferecido gratuitamente o exame Antígeno Prostático Específico – PSA, para os servidores com idade a partir de 50 anos, além de encaminhamento para consultas e exames no programa Estratégia de Saúde da Família – ESF.

 

O coordenador da rede municipal de Atenção Básica e Primária, Gilberto Lima, fez uma explanação sobre a enfermidade, sintomas e tratamento. “Sabemos que a incidência de mortes precoces de homens é maior, devido à resistência que ainda existe entre eles em relação à procura de médicos. Estatisticamente, a cada seis homens, um será acometido de câncer de próstata. Entretanto, se a doença for descoberta precocemente há uma grande chance de ser vencida”, disse Gilberto.

 

Gilberto falou sobre as diversas situações de risco, como o tabagismo, alcoolismo, falta de atividade física, má alimentação, dentre outros. Questões sobre higienização e qualidade de vida também foram pautadas no evento. O calceteiro Marcos Antônio, 46 anos, elogiou a iniciativa. “Gostei muito. É importante a abordagem de temas relacionados à saúde, pois muitos funcionários não possuem instruções e incentivo para a prevenção. E, infelizmente ainda há muito preconceito, tabus que precisam ser superados”, comentou.

 

 

A mobilização
O movimento Novembro Azul começou na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês foi escolhido justamente pela celebração, no dia 17, do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

 

A campanha foi um sucesso e tomou proporções mundiais. Quem trouxe a mobilização para o Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. Hoje, o Novembro Azul faz parte do calendário nacional e municipal de ações de prevenção do câncer.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.