COMPARTILHAR

Prefeitura se queixa que repasses financeiros do Governo do Estado estão em atraso desde 2016.

 

 

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebe nesta quarta-feira (29/11/17) convidados para debater a possibilidade de fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, no município de Divinópolis (Centro-Oeste de Minas).

 

A reunião acontecerá no Plenarinho I, a partir de 9 horas, e foi requerida pelo deputado Fabiano Tolentino (PPS). Para o parlamentar, o fechamento agravaria muito a situação na cidade, que ficaria sem uma porta de entrada para tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Em meados de novembro, o corpo clínico da UPA chegou a limitar o atendimento aos casos de urgência e emergência, em decorrência do atraso no pagamento dos salários dos funcionários. A situação foi provisoriamente resolvida após a prefeitura realizar o pagamento aos profissionais.

 

A UPA Padre Roberto é gerida pela Santa Casa de Formiga, que não tem recebido recursos devidos pela Prefeitura de Divinópolis. A administração municipal, por sua vez, se queixa de que depende de repasses do Governo do Estado, que estão em atraso desde 2016.

 

 

“Vamos reivindicar que o Governo do Estado faça o pagamento à Prefeitura de Divinópolis para manutenção da UPA. De acordo com a prefeitura, já são 12 parcelas mensais em atraso, cada uma delas de R$ 125 mil”, afirmou Fabiano Tolentino.

 

 

No dia 14 de novembro, em decorrência da paralisação parcial da UPA Padre Roberto, a Secretaria de Estado de Saúde divulgou uma nota, publicada pelo site noticioso G1, em que admite o atraso nos repasses financeiros. “O último depósito realizado em benefício da UPA de Divinópolis, no valor de R$ 125 mil (relativo à competência de outubro de 2016), foi paga em junho de 2017. O pagamento referente ao período entre novembro de 2016 e setembro de 2017 aguarda disponibilidade financeira para ser efetuado”, afirma a nota oficial do governo.

 

 

Convidados – Estão convidados a participar da reunião os integrantes da diretoria da UPA Padre Roberto, autoridades municipais e estaduais.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.