COMPARTILHAR

Projeto de iluminação homenageia aniversário de BH e foi elaborado por vencedora de concurso inédito

 

 

A magia de Natal tomará conta da Praça da Liberdade a partir desta quinta-feira (7/12). Neste ano, o projeto de decoração do local foi escolhido, pela primeira vez, por meio de um concurso com participantes de todo o estado, e o tema da iluminação é o 120º aniversário de Belo Horizonte. Mais de 350 mil microlâmpadas de LED – 75% mais econômicas que microlâmpadas convencionais – e mais de 1.500 metros de mangueiras luminosas vão iluminar a Praça da Liberdade e entorno durante as festividades do fim do ano. De acordo com a gerente de comunicação interna da Cemig, Nathália Dornellas, o projeto “Natal de Minas Gerais” é um presente da Companhia à população e à capital, que completa 120 anos no dia 12 de dezembro.

 

“Com o objetivo de envolver a população no processo criativo e valorizar os profissionais mineiros, promovemos, pela primeira vez, o concurso de ideias para escolher o projeto de iluminação da Praça da Liberdade. Na escolha do projeto vencedor, foram levados em consideração a criatividade, o diálogo com o tema proposto, a valorização do patrimônio histórico, a viabilidade, a sustentabilidade e os elementos plásticos estéticos contidos na ideia”, explica a gerente.

 

A arquiteta Maria Carolina de Assis Quadros, de Divinópolis (MG), assina o projeto conceitual vencedor do concurso. Utilizando predominantemente as cores branco frio, branco morno, vermelho e verde, a autora menciona que a intenção foi criar adornos diferenciados que chamassem a atenção dos visitantes e que evitassem o que já é tradicionalmente utilizado. “Tais adornos foram dispostos em diferentes pontos da praça com o objetivo de não concentrar os atrativos em apenas um local”, conta a arquiteta.

 

A inauguração da decoração de Natal da Praça da Liberdade ocorre hoje, a partir das 19h30, com a chegada do Papai Noel e apresentação do Coral da Gremig.

 

Circuito Cultural
O Natal de Minas Gerais conta com o apoio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha/MG. O Circuito Liberdade, gerido pelo instituto, oferece uma programação especial gratuita para a população durante todo o período natalino. O público poderá ver exposições, shows, mostra de vídeos e participar de oficinas. A programação completa está no site http://circuitoculturalliberdade.com.br/plus/.

 

Cidade iluminada
Além da Praça da Liberdade e de prédios públicos, vários outros pontos de Belo Horizonte foram incluídos no projeto este ano. De acordo com Nathália Dornellas, a intenção da Cemig foi descentralizar as atividades e inovar nos pontos de iluminação. “Entre os locais escolhidos estão o Aglomerado da Serra, cujo evento de acendimento das luzes contou com a presença do governador, Fernando Pimentel, e de um número expressivo de moradores da região”, acrescenta a gerente.

 

Conheça a lista os pontos da capital que também recebem decoração natalina da Cemig:

 

· Praça do Cardoso, na Comunidade da Serra
· Praça Dona Valdete, no Alto Vera Cruz
· Paróquia Nossa Senhora do Morro, na Barragem Santa Lúcia
· Praça Cristo Redentor, no Barreiro
· Praça Amintas de Barros, em Venda Nova
· Igreja da Pampulha
· Complexo Itamar Franco, no Barro Preto
· Tribunal de Justiça de Minas Gerais
· Tribunal Regional do Trabalho
· Ministério Público de Minas Gerais
· Avenida Afonso Pena, entre a Rua da Bahia e a Avenida Álvares Cabral
· Avenida Barbacena

 

O público poderá conferir a decoração desses locais e da Praça da Liberdade até o dia 6 de janeiro de 2018.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.