COMPARTILHAR

Trabalho inclui revitalização dos jardins da Praça da Matriz e canteiros da Silva Jardim, além de arborização das margens do rio São João

 

 

Tornar os espaços públicos mais bonitos, agradáveis e organizados, em condições adequadas para o uso pela população, é uma das funções da Secretaria Municipal de Regulação Urbana, que, por meio da Gerência de Proteção ao Meio Ambiente e Gerência de Arquitetura e Projetos está executando diversos trabalhos nesse sentido. Entre os destaques, a revitalização das áreas ajardinadas da Praça Doutor Augusto Gonçalves e dos canteiros centrais da rua Silva Jardim, além da arborização das margens do rio São João e do ribeirão Joanica.

 

 

Quem passou pela Praça da Matriz nos últimos dias já pôde perceber a diferença gerada pelo plantio de mil metros quadrados de grama e a reestruturação do local, que recebeu vários serviços, a partir da aplicação de um projeto paisagístico diferenciado, em conformidade com as características do conjunto, composto por quase 200 árvores, entre as quais, Pau Rei, flamboyants e espatódeas. Também foi feita a realocação de algumas espécies, com a proposta de harmonização da paisagem. A pintura da Fonte Luminosa também contribuiu para o embelezamento do logradouro.

 

 

“Agora estão sendo revitalizados os quatro canteiros centrais, onde foram plantadas mini Ixoras, cicas, buxinhos, palmeiras fênix e arecas, além de grama amendoim, onde pedras e lascas ornamentais completam a decoração. O trabalho da Regulação Urbana tem suporte da Secretaria de Infraestrutura e Serviços, que tem colaborado muito, por meio dos jardineiros da Prefeitura treinados para essa função. A Praça Doutor Augusto Gonçalves é um local de contemplação, lazer e descanso e vai ficar mais viva, mais colorida, para que os itaunenses possam aproveitá-la melhor”, comenta a gerente de Meio Ambiente, Aline Moura.

 

 

Beleza desde a entrada da cidade
Os canteiros centrais da rua Silva Jardim, nas imediações do bairro Universitário, que é próximo ao principal trevo de acesso a Itaúna, também foram contemplados com o projeto paisagístico elaborado pela Secretaria de Regulação Urbana, por meio da Gerência de Proteção ao Meio Ambiente, e executado com o apoio da Infraestrutura e Serviços. Os espaços ganharam nova arborização, com o plantio de mini Ixoras, espécie que floresce o ano todo e é bem resistente, adaptada a climas quentes. O trabalho englobou ainda a pintura e sinalização estatigráfica, para garantia de mais segurança aos motoristas e pedestres.

 

 

Foco na preservação
Também está em andamento a arborização das margens do rio São João e ribeirão Joanica, medida que, além de tornar o trecho por onde passam os cursos d’água mais belos, vai colaborar para a preservação dos recursos hídricos e garantir mais qualidade de vida à população. Para a execução do serviço, a Prefeitura conta com a parceria da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – Apac, que disponibilizou a mão de obra e as 900 mudas, de Ipê Amarelo, Pororoca e Ingá, que estão sendo plantadas.

 

 

A iniciativa tem o apoio do Projeto Rio São João, desenvolvido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE. E, nesta terça-feira, 12 de dezembro, as integrantes da Casa da Amizade, formada por associadas do Rotary Clube, contribuirão, plantando algumas espécies.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.