COMPARTILHAR

Município capacita servidores para ampliar conscientização da população masculina sobre prevenção e diagnóstico precoce de doenças

 

 

Homens com idade entre 20 e 59 anos são o alvo da mobilização da Secretaria de Saúde, que reforça as estratégias de acolhimento da população masculina na rede municipal de Atenção Básica. O trabalho com foco em ampliar o acesso às informações e serviços para uma vida mais saudável está sendo intensificado a partir deste ano, em consonância com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. A iniciativa visa melhorar os índices em relação à assistência em saúde entre os jovens, adultos e idosos.

 

 

A capacitação dos profissionais que fazem o acolhimento nas unidades de saúde é o primeiro passo para o Município consolidar os indicadores de cobertura. Nos últimos dias 18 e 19 de janeiro, na Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada uma oficina com o objetivo de destacar a importância da conscientização deles a respeito de diversos assuntos, com foco, principalmente, na precaução e diagnóstico precoce de doenças. O coordenador da Atenção Primária em Itaúna, Gilberto Gonçalves, participou do encontro, que será estendido, por meio de treinamento, a todos os profissionais do setor, incluindo médicos, enfermeiros, agentes comunitários e de saúde.

 

 

O curso foi embasado em cinco eixos: acesso e acolhimento; saúde sexual e reprodutiva; paternidade e cuidados; enfermidades prevalentes entre a população masculina; e prevenção de violência e acidentes. A necessidade de ir às consultas médicas; melhorar a alimentação e os cuidados com o corpo, em geral, estiveram entre os temas de destaque.

 

 

“Os assuntos abordados durante a oficina são extremamente importantes. O trabalho nesse sentido tem sido reforçado a cada dia, e, a intenção é ampliar o alcance da população masculina aos projetos desenvolvidos. Os conhecimentos adquiridos na capacitação serão repassados aos demais servidores do departamento, que, com isso, conseguirá chegar a mais pessoas, contribuindo com a qualidade de vida dos moradores da cidade”, comenta Gilberto Gonçalves.

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.