COMPARTILHAR

Parte do plano de governo da atual administração, programa de gestão pública sustentável estimula coleta seletiva, além da redução dos gastos de energia, água e materiais de consumo

 

 

O ano começou com intensificação das ações do projeto “Menos é Mais”, executado pela Secretaria Municipal de Regulação Urbana, por meio da Gerência de Proteção ao Meio Ambiente. As equipes da pasta estão visitando todas as repartições públicas municipais, para conscientizar os servidores a respeito das providências que podem ser tomadas no dia a dia de trabalho visando a uma gestão sustentável.

 

 

A iniciativa, lançada em meados de 2017, atende ao plano de governo estabelecido pela atual administração, que se comprometeu a atuar de forma integrada e eficiente para a sustentabilidade, com base no princípio de precaução sobre o Meio Ambiente; além de estabelecer metas para o consumo consciente dos recursos renováveis e não renováveis. Evitar desperdícios, melhorar a eficiência energética e incentivar a autossuficiência, além de adotar uma política rigorosa de compras, são as prioridades do programa.

 

 

Os eixos temáticos contemplam, por exemplo, campanhas educativas para diminuição do uso de papel e tinta, a partir da utilização de meios eletrônicos para envio de memorandos e comunicados; o estímulo à substituição dos copos descartáveis; e a separação dos resíduos nas modalidades “orgânico” e “reciclável”, com a disponibilização de recipientes diferentes, devidamente identificados. Ainda entre os destaques, a substituição das lâmpadas convencionais por fluorescentes ou LED; e recomendações para que luzes e computadores não fiquem ligados à toa.

 

 

Vários equipamentos públicos estão recebendo adesivos informativos, como lixeiras, apagadores, impressoras e computadores. A evolução na economia de cada setor será monitorada mensalmente a fim de cumprimento e melhoria das metas estabelecidas.

 

 

Mais informações sobre as atividades desenvolvidas podem ser obtidas na Gerência Superior de Proteção ao Meio Ambiente, pelo telefone 3243.6933 ou pelo endereço eletrônico meioambiente@itauna.mg.gov.br.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.