COMPARTILHAR

Projeto de paisagismo contempla substituição de espécies por outras mais adequadas ao local

 

 

A Secretaria Municipal de Regulação Urbana, por meio da Gerência de Proteção ao Meio Ambiente, e a Secretaria de Infraestrutura dão continuidade, em 2018, aos projetos para tornar Itaúna uma cidade mais bonita e agradável, a partir da recuperação dos espaços públicos. Dentro dessa proposta, a pasta concluiu, nos últimos dias, a revitalização dos jardins da rotatória que fica na esquina entre as ruas Dorinato Lima e Mozart Machado, na divisa dos bairros Lourdes e Morro do Engenho.

 

 

Com a execução do novo paisagismo, espécies que não eram adequadas ao local e, por isso, não estavam mais viçosas, foram substituídas por mudas de fênix, ixora, beijos e quaresmeiras. O trabalho contemplou também o acerto dos canteiros, antes desnivelados.

 

 

Desde o início de 2017, a Regulação Urbana tem promovido transformações em diversas localidades, com muito trabalho, em várias regiões do Município. Entre os destaques estão as intervenções nas áreas ajardinadas da Praça Doutor Augusto Gonçalves e dos canteiros centrais da rua Silva Jardim e avenida JK, além da arborização das margens do rio São João e Ribeirão Joanica.

 

Itaúna mais bonita

 

 

No fim do ano passado, a Gerência de Meio Ambiente, com suporte da Secretaria de Infraestrutura e Serviços, concentrou esforços para mudar a “cara” da Praça da Matriz e conseguiu excelente resultado, com a aplicação de um projeto paisagístico diferenciado e a reestruturação do conjunto, um dos principais cartões-postais da cidade, composto por quase 200 árvores, entre as quais, Pau Rei, flamboyants e espatódeas. Além do plantio de mil metros de grama, foi feita a realocação de algumas espécies, com a proposta de harmonização da paisagem. A pintura da Fonte Luminosa também contribuiu para o embelezamento do logradouro. Os quatro canteiros centrais receberam mini ixoras, cicas, buxinhos, palmeiras fênix e arecas. Pedras e lascas ornamentais completaram a decoração.

 

 

Os canteiros centrais da rua Silva Jardim, nas imediações do bairro Universitário, que é próximo ao principal trevo de acesso a Itaúna, também foram contemplados com as ações. Os espaços ganharam nova arborização, com o plantio de mini ixoras, espécie que floresce o ano todo e é bem resistente, adaptada a climas quentes. O trabalho englobou ainda a pintura e sinalização estatigráfica, para garantia de mais segurança aos motoristas e pedestres.

 

 

E, continua em andamento a arborização das margens do rio São João e ribeirão Joanica, medida que, além de tornar o trecho por onde passam os cursos d’água mais belos, vai colaborar para a preservação dos recursos hídricos e garantia de mais qualidade de vida à população.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here