COMPARTILHAR

Portal de serviços tem dicas de segurança para o período de folia e orientações sobre a febre amarela

 

A programação completa do Carnaval de Itaúna em 2018 está reunida em um site criado pela Prefeitura e lançado oficialmente nesta segunda-feira, 29 de janeiro. O portal traz informações e serviços sobre segurança e saúde, com reforço nas estratégias de mobilização da população para a importância de se proteger da febre amarela.

 

 

A proposta foi apresentada pela Gerência de Comunicação Social, em parceria com as Secretarias de Educação e Cultura, Saúde e Regulação Urbana. A página na internet, que pode ser acessada pelo endereço carnavalizaitauna.com.br apresenta também os horários das linhas do transporte público. “Tudo foi desenvolvido para que os foliões, de Itaúna e de outras cidades, tenham conforto e condições de curtir os seis dias de festa com tranquilidade”, explicou o gerente de Comunicação, Tiago Teles.

 

 

A plataforma digital vai concentrar todas as informações sobre a folia itaunense e ainda estender a conscientização sobre temas importantes como segurança e saúde.

 

Carnaval seguro

O reforço das estratégias de segurança no Carnaval 2017, pela Prefeitura de Itaúna, gerou resultado significativo, com a diminuição dos índices de criminalidade, durante o período da folia na avenida Jove Soares. Os dados oficiais, apresentados pela Polícia Militar, mostraram que o número de ocorrências, registradas entre 24 e 28 de fevereiro do ano passado, caiu 9,8% na comparação com o mesmo período de 2016. Os números refletiram os investimentos feitos pelo Município na preservação da integridade física e do conforto dos foliões.

 

 

Em 2018, a Prefeitura vai adotar o mesmo modelo, com a instalação de portões para controle de acesso ao Circuito Oficial. A folia continua gratuita, no entanto, a entrada será mediante minuciosa revista, para impedir arma e objetos perfurocortantes. Essa foi uma das ações que contribuíram para a redução significativa da violência. Outra medida que deu certo, e será repetida, é o monitoramento por câmeras no Circuito Oficial do #CarnavalizaItaúna 2018, o que faz aumentar a tranquilidade dos grupos de amigos e famílias inteiras que saem de casa para se divertir. Além, é claro, da presença da Polícia Militar, com reforço do contingente para a contenção rápida de possíveis brigas, confusões e abordagens de suspeitos. A novidade, este ano, são dicas e orientações sobre o assédio.

 

 

“A Prefeitura mantém um formato de carnaval que foi elogiado e aprovado pelo público no ano passado. O desafio agora é corresponder às expectativas dos foliões com uma estrutura planejada para oferecer mais conforto”, afirmou a secretária municipal de Educação e Cultura.

 

 

Com saúde não se brinca

A plataforma digital apresenta ainda dicas e vídeos de conscientização sobre a Febre Amarela. A ampliação da cobertura vacinal foi intensificada pela Secretaria Municipal de Saúde desde janeiro, diante do alerta emitido pelo Governo de Minas em relação à disseminação da doença no Estado. Em Itaúna, onde não há casos confirmados, 84% da população está imunizada e há doses disponíveis em todas as unidades de saúde do Município.

 

 

Para proteger os foliões itaunenses e ainda estender a mobilização aos turistas, a Prefeitura criou um espaço virtual, na página do #CarnavalizaItaúna, para orientar os foliões sobre a importância de estar protegido da Febre Amarela. “A vacina é a forma mais eficaz para se proteger. Se você é de outra cidade e vai se divertir com a gente, brinque com segurança e tome a vacina. E, lembre-se. Para que a vacina tenha efeito, é necessário que a dose seja aplicada com antecedência mínima de 10 dias da viagem”, alertou a referência técnica em imunização, Idamyana Ferreira de Oliveira.

 

 

Programação

A programação oficial do #CarnavalizaItaúna tem início na quinta-feira, 08 de fevereiro, com a concentração do bloco Pau de Gaiola, a partir das 19 horas, na Praça da Lagoinha. A partir de sexta-feira, 09, até terça, dia 13, a festa será na avenida Jove Soares, com o desfile de blocos, em um circuito com mais de um quilômetro de extensão.

 

 

Sexta-feira, 09 de fevereiro

20h Bloco da Saudade

21h30 Bloco Vai Que Cola

 

 

Sábado (10) e Segunda (12)

19h30 Bloco Allfaces

21h Bloco Deu No Que Deu

22h30 Bloco Vem Que Vem

 

Domingo (11) e Terça (13)

14h Matinê

19h30 Bloco Sertanejeiros

21h30 Bloco Funk Folia

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.