COMPARTILHAR

Medida prevista em Plano de Governo reforça compromisso com novas políticas públicas sociais

 

 

Ampliar a participação das representantes do sexo feminino em todos os setores da Prefeitura, estendendo serviços e direitos às itaunenses, é um dos objetivos do Conselho Municipal da Mulher, que estará revitalizado em fevereiro. Meta da atual administração, a proposta integra o Plano de Governo e será lançada como importante ferramenta para consolidação de novas políticas públicas voltadas para elas.

 

 

A reativação do Conselho Municipal da Mulher é um marco para Itaúna. “Ele vai evidenciar a importância da mulher na sociedade, promover a igualdade entre os gêneros e resgatar valores. Constituir o órgão é essencial e significa um ganho extraordinário para a construção de uma sociedade mais justa”, destacou o secretário municipal de Assistência Social, Élvio Marques.

 

 

O Conselho da Mulher, a partir da sua vigência, em fevereiro, receberá incentivo da Secretaria de Assistência Social. Por meio da pasta, a Prefeitura vai disponibilizar apoio técnico para as atividades desenvolvidas, além da estrutura necessária para as reuniões entre os membros.

 

 

“A Prefeitura de Itaúna está ampliando o diálogo em diferentes segmentos para implementar políticas participativas e cada vez mais democráticas, atendendo às necessidades da maioria dos itaunenses”, afirmou a gerente de Assistência Social, Janaína Reis.

 

 

A posse do Conselho da Mulher será realizada na próxima quinta-feira, 08, a partir das 13 horas. A iniciativa recebe o apoio do Centro de Desenvolvimento Econômico de Itaúna – CDE, que vai sediar a cerimônia de condução dos membros eleitos ao mandato de dois anos, com vigência
em 2018. O CDE fica na rua Capitão Vicente, 129, Centro.

 

Mais ação

Em 2017, as parcerias da Secretaria Municipal de Assistência Social trouxeram centenas de pessoas para o centro das discussões sobre investimentos e melhorias para o Município. Com o fortalecimento das Associações Comunitárias, a Prefeitura ampliou a voz dos bairros e está trabalhando em parceria com os moradores para atender as principais demandas e aquelas consideradas prioritárias pela maior parte da população.

 

 

Exemplo desse dinamismo foi a criação do projeto “Meu Bairro é Mais”, em parceria com a Associação Comunitária do bairro Vila Nazaré. Com a implantação do programa, crianças, adolescentes e jovens de três bairros, dentre eles, Novo Horizonte e Bela Vista, têm acesso a atividades durante toda semana. As oficinas são voltadas para a prática esportiva, com aulas em diversas modalidades, e para reforço escolar, com apoio pedagógico no contraturno escolar, além de promover atividades de fortalecimento de vínculos.

 

 

Ao longo do ano passado, 13 Associações Comunitárias foram empossadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Em janeiro deste ano, outras 11 receberam inscrições para formação de nova diretoria.

 

 

Mais voz à comunidade

As associações comunitárias são as instituições legítimas de representação popular nos bairros. Criadas para serem o elo entre a sociedade civil e o poder público, elas dão mais voz à comunidade na busca por melhorias e serviços. A Prefeitura de Itaúna reconhece essas organizações como instrumento para apresentar as principais demandas e incentiva as entidades a buscarem o entendimento dos principais anseios comuns. E, o trabalho feito nesse sentido é intenso, com a ampliação dos mecanismos para a capacitação dos dirigentes das entidades, por meio de cursos e seminários; encontros periódicos para debate sobre as demandas da população das diversas regiões e atendimento às prioridades; além de suporte ao trabalho desenvolvido pelas lideranças.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.