COMPARTILHAR

Política reforça compromisso com a qualidade da merenda escolar em todas as escolas e creches

 

Cantineiras de todas as escolas municipais e creches de Itaúna comemoram a entrega de 400 kits de uniformes, que passam a ser obrigatórios nas cozinhas da rede municipal de Educação. A medida reforça o compromisso da Prefeitura de Itaúna com a qualidade da merenda escolar.

 

 

A ação é um marco para o início do ano letivo, na próxima segunda-feira, 05 de fevereiro, e consolida um projeto que deu certo na Secretaria Municipal de Educação, o Cozinha Nota 10. Por meio do programa, implantando ano passado, a procedência dos alimentos utilizados nas cantinas e a higienização do espaço e das profissionais, em conformidade com as normas de vigilância sanitárias, são garantidas.

 

 

“O uniforme é um dos itens essenciais para o correto manuseio e, consequentemente, a qualidade da merenda que é ofertada aos nossos alunos – foco maior da Educação. Compromisso com a higiene é fundamental para oferecer refeições ainda mais saudáveis”, afirmou a secretária de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo.

 

 

A medida foi aprovada pelos profissionais do setor. De acordo com a cantineira Maria Aparecida, da Escola Municipal Celuta das Neves, a entrega dos uniformes valoriza os profissionais no ambiente escolar. A ação também foi elogiada por Jandira de Oliveira, da E. M. Dona Cota. “Valeu a pena a gente ter ganhado, depois de ter ficado tantos anos sem receber os kits em algumas escolas. Ele é branco, favorece a higiene, e ainda evita o uso de roupas próprias no dia a dia da cozinha. Particularmente, estou muito feliz, e garanto que toda a classe também está”, afirmou Jandira.

 

 

O prefeito Neider Moreira expôs a satisfação em promover mais uma conquista no âmbito da educação municipal, devolvendo benefícios aos profissionais. “Até o ano passado, somente os servidores das creches recebiam os kits funcionais. A partir de 2018, todas as cantineiras da rede municipal passam a contar com os uniformes. Isso é importante porque garante uma melhor condição de trabalho e melhor segurança no preparo dos alimentos, fator indispensável para qualidade da merenda”, reforçou.

 

 

Neider também elogiou o trabalho desenvolvido nas cozinhas e agradeceu o carinho de todos profissionais no cuidado com os estudantes. “Almoçando em algumas escolas fiquei positivamente surpreso com o que vi: crianças recebendo refeições balanceadas e com alimentos frescos. Isso também contribui para a diminuição da evasão escolar. E, as cantineiras têm um papel muito importante nesse sentido”, completou o prefeito.

 

Cozinha Nota 10

Implantado pela Secretaria Municipal de Educação visando a capacitação e a adoção de boas práticas de manipulação de alimentos pelas merendeiras da rede municipal de ensino em Itaúna, o projeto Cozinha Nota 10, teve adesão maciça das escolas. A iniciativa já rendeu resultados bastante significativos desde que foi implementada, em 2017.

 

 

A princípio, o programa foi apresentado às cantineiras. As profissionais receberam orientações sobre a limpeza e organização do estoque e da cozinha; uso de uniforme; aplicação do manual de boas práticas; cardápio e possibilidade de alterações, desde que em conformidade com o valor nutritivo dos itens substituídos. Após os treinamentos, as escolas receberam as visitas da equipe da Educação, que avaliou, além do cumprimento dos quesitos repassados às cozinheiras, as possíveis melhorias na estrutura, o trabalho em equipe e a interação aluno e funcionário, no sentido da educação nutricional.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here