COMPARTILHAR

Solenidade de abertura das atividades de 2018 reúne cerca de 800 servidores da área da Educação

 

As aulas nas instituições de ensino da rede municipal foram retomadas nesta segunda-feira, 05 de fevereiro. Com tudo pronto para o início de mais um ano letivo, a Secretaria de Educação e Cultura recebeu os servidores em solenidade de abertura das atividades de 2018, realizada na manhã da última quinta-feira, 1º, no Grande Teatro da Universidade de Itaúna. Participaram do evento especial cerca de 800 pessoas, entre diretores, pedagogos, professores, e outros profissionais da área. Para falar sobre os desafios e a importância da união de esforços por melhorias no setor, esteve presente o ex-secretário de Estado de Educação, João Batista dos Mares Guia, sociólogo, que integrou ainda o quadro de docentes da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

 

 

“É hora de recomeçar, com muita expectativa e esperanças renovadas. Servidores de todos os departamentos da Educação participaram desta ação, demonstrando, mais uma vez, o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população de Itaúna. O empenho de todos é o que garante os resultados significativos, que colocam Itaúna em destaque na área educacional. O sentimento hoje é de muito otimismo, porque o Município vem cumprindo as metas e o compromisso com a sociedade itaunense, além da valorização do funcionalismo, que também é uma realidade e um dos motivos dos índices positivos”, comentou a gestora da pasta, Alessandra Nogueira Santos Araújo.

 

 

O prefeito Neider Moreira destacou a interação entre Secretaria, servidores e estudantes como fator fundamental para os índices positivos alcançados pela Educação em Itaúna. “É com esse clima de união que o Município abre as portas das escolas e creches para os estudantes. Compromisso com o ensino de qualidade é o foco de todos os esforços da Prefeitura de Itaúna, porque sabemos que a educação é o fator transformador. E, se queremos construir uma sociedade mais justa e mais fraterna é fato que temos que investir sempre no ensino, ampliando as oportunidades e estimulando o crescimento tanto dos alunos quanto dos professores”, ressaltou Neider Moreira.

 

 

União

A construção de uma Educação integrada foi o ponto de partida para a abertura do ano letivo. Na solenidade de boas-vindas aos professores e equipes das escolas municipais e creches, autoridades do Executivo e Legislativo reforçaram a união. Participaram o evento, além do prefeito Neider Moreira e a secretária de Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo, o presidente da Câmara, Márcio Hakuna, o líder do Governo na Câmara, Hudson Bernardes, e o vereador Lacimar Cezário da Silva, o Três. O Executivo também foi representado pelos secretários municipais de Assistência Social, Élvio Marques; de Regulação Urbana, Paulo de Tarso Nogueira; procurador-geral do Município, Jardel Carlos Araújo; chefe de gabinete, Valter Gonçalves do Amaral; diretor-geral do Instituto Municipal de Previdência – IMP, Heli Maia; e o gerente de Cultura, Sérgio Machado.

 

 

O entrosamento entre os Poderes tem grande importância para as melhorias que estão sendo consolidadas no setor. “Construir políticas públicas inclusivas e que alcancem o maior número de cidadãos só é possível por meio das parcerias. A interação entre os setores, na abertura do ano letivo, mostra que o Governo está unido para fazer mais e melhor pelos estudantes. A participação dos vereadores é fundamental nesse processo porque amplia ainda mais a transparência da administração em relação aos objetivos da Educação, que é ampliar o acesso às instituições de ensino e garantir o cumprimento de metas”, afirmou Alessandra.

 

 

Melhorias na estrutura

A secretária de Educação listou também as providências adotadas durante as férias e, principalmente nos últimos dias de janeiro, com o objetivo de deixar as escolas preparadas para o retorno dos estudantes. De acordo com Alessandra, a equipe pedagógica se reuniu para traçar o planejamento de 2018. Os imóveis que abrigam as instituições de ensino da rede municipal receberam reparos pelas equipes da Infraestrutura, que fizeram também poda de árvores e capina. Além disso, foi feita a limpeza das caixas d´água. As serventes passaram por capacitação e, nesta quarta-feira, 31, ganharam uniformes, que vão garantir melhores condições de trabalho, o que reflete, consequentemente, na qualidade da merenda, servida aos 5.800 alunos atendidos pela Prefeitura, conforme o cadastro 2017/2018.

 

 

A rede municipal é composta por 26 escolas, além de quatro creches próprias e outras quatro conveniadas, aquelas que recebem subvenção da Prefeitura para manutenção das atividades. O sistema contempla a faixa etária de zero a 14 anos de idade, desde o ensino infantil à conclusão de ensino fundamental. A Prefeitura é responsável também pelo programa Educação de Jovens e Adultos – EJA.

 

 

Novos diretores

A abertura do ano letivo também foi marcada pela posse dos novos diretores à frente das escolas municipais. Em 2017, 26 chapas foram eleitas ou reconduzidas aos mandatos à frente das instituições de ensino. A assinatura do termo de posse foi realizada com a participação do prefeito. “A Prefeitura realiza a posse simbólica desses profissionais como forma de valorizar e reconhecer a importância de cada um para a construção de uma Educação de qualidade e também como oportunidade para apresentá-los a toda comunidade escolar”, afirmou a secretária de Educação, Alessandra Nogueira.

 

 

A relação completa das diretorias de cada escola pode ser acessada no site da Prefeitura de Itaúna, pelo endereço www.itauna.mg.gov.br, clicando na aba “Secretarias”, em seguida “Educação e Cultura” e, depois, selecionando a instituição de ensino pela classificação de zona urbana ou rural, e creches.

 

 

Participações

O evento contou ainda com a participação dos alunos do Núcleo de Atenção à Criança – NAC Curumim, projeto mantido pela Prefeitura de Itaúna no bairro Novo Horizonte e que atende cerca de 80 crianças no contraturno escolar. A apresentação musical é o resultado das aulas oferecidas na oficina de percussão.

 

 

A abertura do calendário escolar foi marcada também pela palestra do ex-secretário de Estado de Educação, João Batista dos Mares Guia. A convite da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o professor, sociólogo e consultor apresentou uma palestra abordando os desafios na Educação no mundo moderno.

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.