COMPARTILHAR

Trabalho realizado em parceria com proprietário de terreno no Córrego do Soldado protege manancial responsável pelo abastecimento da Barragem

 

 

O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Regulação Urbana, por meio da Gerência de Meio Ambiente, em parceria com o projeto Rio São João, mantido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – continua a gerar ganhos significativos para Itaúna. Na última semana, as equipes concluíram, em parceria com o proprietário do terreno, a revitalização de mais uma nascente, a 11ª entregue desde o início da atual administração.

 

 

O manancial fica na região da Grota dos Paulistas e faz parte da bacia do Córrego do Soldado, sendo um dos responsáveis pelo abastecimento da Barragem do Benfica. O cercamento contemplou quase mil metros, protegendo o local do pisoteio de gado e intervenções humanas. A ação, também inclui o plantio de mudas nativas produzida no viveiro do Projeto Rio São João, com o suporte do dono da área.

 

 

Reestruturação e ações intensificadas

 

 

Totalmente reestruturado em 2017, o projeto Rio São João funciona em três eixos. Um deles, a educação socioambiental, a partir das visitas de estudantes, que, no local, participam de atividades educativas como a oficina de produção de mudas e palestras interativas sobre a importância dos cuidados com os recursos naturais. Além das escolas, o espaço também é aberto à comunidade para visitas guiadas.

 

 

Em outra frente de trabalho, as equipes mantêm o programa de produção de mudas, usadas nas ações de reflorestamento. Outro foco fundamental no desenvolvimento do projeto, é voltado à preservação da sub-bacia do rio São João. É neste programa que são cadastradas e catalogadas as nascentes para revitalização e proteção desses mananciais, fundamentais para o abastecimento de água no Município.

 

 

Agendamento de visitas e cadastramento de nascentes

 

 

A sede do Projeto Rio São João é aberta aos estudantes do ensino primário, fundamental e médio, mediante agendamento. Aos alunos são oferecidas oficinas de plantio e cultivo de espécies variadas, além da conscientização sobre a importância do cuidado com o Meio Ambiente, a partir do contato das crianças e adolescentes com animais e o bem-estar proporcionado pela natureza. A população também pode visitar o local, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h. A doação de mudas é feita sempre das 08h às 10h30 e das 12h10 às 15h30.

 

 

O cadastramento de nascentes para revitalização pode ser feito pela internet, em www.saaeitauna.com.br; presencialmente, na sede do projeto; ou na agência do Instituto Estadual de Florestas – IEF. Mais informações pelo telefone 3249.5800.

 

 

Assessoria de Comunicação

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.