COMPARTILHAR

Trabalho executado pela Prefeitura e o SAAE transforma terreno degradado em local agradável e atrativo para a população

 

 

Em meio à programação da Semana do Meio Ambiente, que será marcada por várias atividades desenvolvidas pela Prefeitura e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE, por meio do Projeto Rio São João, o Município entregará à população do Bela Vista uma área verde totalmente revitalizada. A solenidade para apresentação do trabalho realizado no local está agendada para sábado, 09 de junho, das 09h às 12 horas, com piquenique na praça do bairro e várias atrações para as crianças, como pula-pula e escorregador inflável, além de distribuição de pipoca e algodão-doce. A Associação Comunitária é parceira nesta ação.

 

 

A área verde, que fica na esquina das ruas Alzira Gonçalves e Virica Santiago, passou, nos últimos meses, por completa revitalização, o que permitiu a transformação do lugar degradado e insalubre em um espaço agradável e atrativo para o lazer e o descanso dos moradores da região. Foram retirados do local 30 caminhões de entulho e três de lixo doméstico. As equipes responsáveis removeram ainda um curral para cavalos, que ficava próximo à nascente e, após a limpeza, empregaram 200 caminhões de rocha bruta, para estabilização da encosta e 30 de terra orgânica, visando o assentamento dos 1.800 metros de grama esmeralda plantados na praça que foi construída. O terreno recebeu ainda 120 mudas de árvores nativas, diversas mudas de jardinagem, 270m² de passeios e percursos para caminhada, bancos e lixeira, além de canaletas e manilhas para drenagem pluvial.

 

 

Cuidados com a nascente

 

No mês de março, durante as comemorações pelo Dia Mundial da Água, a Prefeitura entregou à comunidade do Bela Vista a revitalização da nascente existente na área verde. O trabalho, reivindicação antiga da comunidade, começou em fevereiro de 2017. O local estava degradado, sujo e com as encostas completamente erodidas pelas águas pluviais.

 

 

O talude foi recomposto, tratado e estabilizado e não oferece mais riscos ambientais ou perigo para a população. No terreno há vários mananciais difusos, que deságuam no Córrego do Capotos, que por sua vez, cai no Rio São João. Durante a limpeza, as equipes envolvidas retiraram mais de dois caminhões de entulho, móveis inservíveis e animais mortos, descartados no local. E, fizeram ainda o cercamento e plantio de mais de 100 mudas de árvores nativas no entorno.

 

 

Reforço da conscientização

A Semana do Meio Ambiente começará na próxima terça-feira, 05 de junho, na Praça Doutor Augusto Gonçalves, com um “feirão” de mudas nativas, frutíferas e ornamentais. Os exemplares, produzidos pela Fundação Granja Escola São José, serão vendidos das 10h às 14 horas, a preços populares, entre R$ 2 e R$ 5, com renda revertida para a instituição. Estarão disponíveis 500 exemplares de espécies variadas, como Acerola, Carambola, Cesalpina, Cróton, Chorão-mexicano, Escumilha-africana, Ingá, Ipê-amarelo, Ipê-branco, Ipê-rosa, Jamelão, Manga, Pitanga, diversos tipos de palmeiras, entre outras.

 

 

As atividades envolvem ainda os estudantes da rede pública, que, na quarta-feira, 06, visitarão a sede do Projeto Rio São João, no Morro do Engenho, das 08h às 10h30, onde participarão de palestra, visita guiada e oficina de produção de mudas. A Polícia Ambiental é parceira nesta ação.

 

 

Na quinta-feira, 07, a Regulação Urbana, por meio da Gerência de Proteção ao Meio Ambiente, o SAAE e a Cooperativa de Reciclagem e Trabalho – Coopert – iniciam campanha porta a porta, para estímulo da coleta seletiva. A iniciativa tem apoio do Centro de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental – CDE, que passa a incorporar as questões referentes a essa área. Das 08h às 14h, as equipes estarão nas ruas do centro da cidade, em visitas aos domicílios e estabelecimentos, distribuindo os adesivos para identificação das lixeiras com resíduos secos e orgânicos (molhados). Além disso, serão concedidas orientações sobre a separação correta, dias e horários do recolhimento e os benefícios dessa atitude para o Meio Ambiente.

 

 

Por fim, no encerramento, sábado, 09, a Prefeitura e o SAAE, por meio do Projeto Rio São João, em conjunto com a Associação do Bairro Bela Vista, promovem o piquenique para entrega da área verde revitalizada, na esquina das ruas Alzira Gonçalves e Virica Santiago.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.