COMPARTILHAR

Equipes estão em ação na Vila Tavares; captura será feita à noite, nos cemitérios do Centro e Santanense

 

 

Equipes da Secretaria de Saúde estão em ação, nesta quarta-feira, 31 de outubro, para o combate aos escorpiões em alguns pontos da cidade. O trabalho, que é realizado durante todo o ano, foi intensificado depois de solicitações de serviços na Vila Tavares. À noite, os agentes irão aos cemitérios do Centro e Santanense.

 

 

Também houve ampliação da conscientização da população a respeito dos cuidados necessários e do cronograma de atividades, com reforço das abordagens nos próximos dias. O horário de captura nos cemitérios tem relação com os hábitos noturnos desses animais. Eles serão encaminhados para a Fundação Ezequiel Dias – Funed, em Belo Horizonte. A Prefeitura mantém parceria com a instituição e, em troca dos aracnídeos recolhidos recebe doses do antiescorpiônico.

 

 

Prevenção

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o controle de escorpiões por meio de produtos químicos não tem eficácia garantida e pode provocar danos. Por isso, a recomendação às pessoas, principalmente àquelas que moram perto de cemitérios, onde se concentra um maior número de animais, é de mais cuidados. Esses aracnídeos se escondem durante o dia e alimentam-se à noite de insetos, como baratas.

 

 

A rede pública municipal está preparada para atender à população em caso de acidentes com escorpiões. A vítima deve procurar a unidade de saúde mais próxima e, se possível, apresentar o animal para a identificação da espécie. Isso facilitará na aplicação do soro que reverterá o quadro da toxina no organismo. Soluções caseiras e automedicações não devem ser adotadas.

 

 

Cuidados

Vale ressaltar o cuidado que se deve ter ao calçar os sapatos, remover entulhos com as mãos desprotegidas e usar roupas e toalhas sem antes vistoriar. Manter quintais e jardins sempre limpos, camas e berços afastados, no mínimo, dez centímetros da parede. Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura. Usar telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques. E eliminar possíveis materiais e buracos que possam servir de abrigo para os escorpiões.

 

 

A cooperação de toda a população é importante para evitar infestações e diminuir os riscos de acidentes.

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza orientações através do telefone 3241-4999.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.

1 COMENTÁRIO

  1. Queria aproveitar, e também solicitar a vistoria aqui no cemitério do Parque Jardim!..
    Já foram encontrados escorpiões nas paredes e dentro de casa de casas vizinhas!

    Desde já agradeço

Comments are closed.