COMPARTILHAR

Pulverização em locais com incidência do carrapato-estrela é uma das armas usadas desde meados de 2018 para a prevenção à doença

 

O trabalho realizado em Itaúna para combate ao vetor da Febre Maculosa, o carrapato-estrela, não parou. A Secretaria Municipal de Saúde está em alerta e segue com as ações para eliminação do aracnídeo, em todas as regiões da cidade. A pulverização de carrapaticida nas áreas de incidência do artrópode é uma das armas utilizadas na prevenção à doença.

 

 

As medidas adotadas pela administração incluem ainda a intensificação da limpeza nesses locais, para evitar possíveis focos. Também faz parte do cronograma campanha educativa, a partir da afixação de cartazes em pontos estratégicos, distribuição de panfletos para orientar a população e divulgação de informações na mídia. Outra medida, é a sinalização dos locais onde possivelmente existem focos, como praças e parques ecológicos.

 

 

Recomendações

A prevenção é a única maneira de evitar a contaminação pela Febre Maculosa. Por isso, é importante redobrar os cuidados e evitar áreas de pastagem e matas. Quem frequenta esses lugares deve usar roupas claras, de preferência calças, blusas de mangas compridas e sapatos fechados. Também é recomendado o uso de repelente à base de icaridina. Em caso de contato com carrapatos e aparecimento de sintomas como dor de cabeça e no corpo, mal-estar e febre, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima de casa, para as providências cabíveis.

 

Casos

O clima, ainda seco, apesar de algumas chuvas nos últimos dias, favorece a proliferação do carrapato-estrela, vetor da Febre Maculosa, doença grave que pode levar à morte. O Município registrou quatro óbitos em decorrência da enfermidade. A Secretaria Municipal de Saúde acompanha de perto todos os pacientes com suspeita de contaminação, além de reforçar as ações para identificar e combater os focos.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.